Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-12-2012

A CURA DO CORAÇíO!
Como jornalista psicanalista hoje vou falar sobre "estresse", um dos grandes males da nossa vida moderna.
A CURA DO CORAÇíO!

Segundo os estudiosos, este mal é responsável por doenças graves como câncer, hipertensão arterial, problemas cardíacos e outras tantas enfermidades. O estresse pode ser provocado por vários fatores, inclusive o psicológico (do grego psique = alma), ou seja, problemas da alma que foram mal ou nunca resolvidos, transformados em sentimentos como mágoa, raiva, inveja, desgosto, ciúme, cobiça, tristeza, remorso, ódio, medo, ansiedade e tantos outros nocivos a nossa vida e que muitas vezes guardamos em nosso coração (o íntimo da alma), transformando-o em uma verdadeira lixeira psico-sentimental, trazendo com isso consequências danosas ao nosso corpo físico e também afastando de nós a presença do Senhor.

Na Bíblia Sagrada está escrito que somos templos do Espírito Santo (I Coríntios 3:16). Mas como é que o Espírito Santo vai habitar em meio a tanta "sujeira"? E sem a presença do Senhor em nossa vida nada somos, e ainda ficamos á mercê do inimigo de nossas almas, além de que, com o passar do tempo estes sentimentos passam a se manifestar em nosso corpo físico com sintomas psicológicos ou doenças graves.

O Senhor em sua infinita bondade, misericórdia e sabedoria faz um amoroso pedido: "Dá-me filho meu o teu coração" (Provérbios 23.26). Em outras palavras isto significa que o Senhor pede a sua vida por completo, pois é o coração que comanda o corpo, para que Ele possa cuidar zelar, amar, fazer de você uma pessoa amável e feliz em Sua presença. Mas infelizmente vemos em nossos dias muitas pessoas que ainda não deram seu coração ao Senhor, fazem parte de uma igreja, são membros ativos e até possuem cargos, não perdem um trabalho sequer, mas são totalmente amarguradas, rancorosas, queixosas, e não conseguem nem dar um sorriso ao seu irmão.

Estas pessoas estão enfermas interiormente, tendo o seu coração saturado com tantos sentimentos maus. Estão precisando urgentemente da cura interior, pois estes sentimentos maus causam "feridas" interiores (os chamados traumas psicológicos) que corroem a vida. Em Provérbios 15:13 está escrito: "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate". Somente com a presença do Senhor em nosso coração é que podemos sentir alegria, não uma alegria momentânea, mas uma alegria verdadeira, eterna, que nunca se acaba, mesmo que estejamos passando por problemas ou provações, pois "diante de Deus até a tristeza salta de prazer" (Jó 41:22).

A você amigo(a) que está sentindo-se amargurado, triste e não tem paz no seu coração, aconselho-te neste momento a fazer uma grande faxina em seu coração. Comece agora mesmo jogando para fora de si todos os sentimentos maus. Jogar para fora não significa simplesmente esquecer, pois aquilo que se esquece hoje poderá ser relembrado amanhã, mas sim perdoar verdadeiramente, seguindo o exemplo de Jesus que ao ser pregado na cruz orou dizendo "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). O Perdão verdadeiro é fundamental em nossa vida, pois através dele conseguimos cumprir o mandamento deixado por Jesus que é "amar ao próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39).

NOTA: QUER UMA CONSULTA PSICOTERAPEUTA E ACHA QUE NíO PODE? LIGUE-ME!

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" (Provérbios 4:23).

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Elio Gonçalves    |      Imprimir