Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-12-2012

Advogado de soldado acusado no caso WikiLeaks defende Corte Marcial
A Corte Marcial � o melhor sistema judicial e o mais justo para julgar o soldado americano Bradley Manning, afirmou o advogado do r�u, David Coombs.
Advogado de soldado acusado no caso WikiLeaks defende Corte Marcial
Foto: AFP

O soldado � acusado de ter transmitido ao site WikiLeaks milhares de documentos militares e diplom�ticos.

Em sua primeira apari��o p�blica desde a deten��o de Manning, o advogado afirmou que, apesar das grandes suspeitas e do car�ter desconhecido, "o sistema militar supera" em muitos aspectos o sistema de direito comum federal ou os dos estados americanos.

"A Corte Marcial � o melhor sistema de longe", disse o advogado, contra todas as expectativas, ao falar diante de uma igreja com simpatizantes de Manning.

Coombs luta pelo arquivamento das acusa��es contra Manning por considerar que as condi��es de deten��o de seu cliente constitu�ram um "castigo preventivo ilegal", proscrito pelo c�digo militar.

O ex-analista de intelig�ncia no Iraque corre o risco de ser condenado � pris�o perp�tua sob a acusa��o de "conluio com o inimigo". O processo deve come�ar em mar�o de 2013.

Manning, 24 anos, � acusado de ter transmitido ao WikiLeaks, entre novembro de 2009 e maio de 2010, documentos militares americanos sobre as guerras no Iraque e Afeganist�o, al�m de 260.000 telegramas do Departamento de Estado, que desencadearam uma tempestade na diplomacia mundial.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir