Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-12-2012

São Luís completa 15 anos como cidade Patrimônio da Humanidade
Título foi concedido pela Unesco, órgão da ONU. Centro Histórico da capital reúne mais de 3.500 prédios tombados.
São Luís completa 15 anos como cidade Patrimônio da Humanidade
Foto: g1.globo.com

Hoje (6), São Luís completa 15 anos como cidade Patrimônio da Humanidade. O título foi concedido pela Unesco, órgão da ONU para a educação, ciência e cultura.

O conjunto arquitetônico ímpar, de características singulares, em 1997 foi coroado pela como patrimônio mundial. O título concedido a São Luís só foi possível graças a um trabalho extenso. Foram necessários dois anos para se reunir em dossiê todos os documentos, e outras requisições da Unesco.

O Centro Histórico da capital maranhense reúne mais de 3.500 prédios tombados pelo Patrimônio Nacional desde a década de 1950. O casario colonial pertence à área de 60 hectares declarada pela Unesco um Patrimônio do Mundo.

Na candidatura, São Luís se destacou por uma peculiaridade que garantiu sucesso no quesito autenticidade. A capital, que foi fundada por franceses em 1612, tem um traçado urbano diferente de tudo aquilo que existia até então. É a única cidade colonizada por portugueses com influência clara e determinante dos espanhóis.

A Unesco levou em consideração de modo fundamental a preservação da cidade antiga. Hoje, 15 anos depois da concessão do título, o tema tem sido motivo de preocupação. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, São Luís não está na lista de títulos ameaçados da Unesco, mas o risco existe.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir