Categoria Economia  Noticia Atualizada em 08-12-2012

Pelo menos 600 mil caem na malha fina
Neste ano, 616.569 contribuintes ca�ram na malha fina na Declara��o do Imposto de Renda. O montante supera em 8,3% o volume registrado em 2011, quando 569.671 apresentaram problemas em suas informa��es.
Pelo menos 600 mil caem na malha fina
Foto: midiacon.com.br

De acordo com a Receita Federal, o principal motivo de incid�ncia � a omiss�o de rendimentos, com 426.201 declara��es retidas, o que representa 69,12% do total.

A segunda maior raz�o est� nas despesas m�dicas, como planos de sa�de, consultas m�dicas, exames, fisioterapia, terapia ocupacional, psic�logo e dentista, que reteve 71.320 pessoas, ou 11,56% do total. Desde o ano passado, o Le�o fechou o cerco a quem costuma inflar o total gasto, com a institui��o da Dmed (Declara��o de Servi�os M�dicos e de Sa�de). O cruzamento permite saber exatamente quanto foi desembolsado.

O terceiro motivo apontado foi a aus�ncia de Dirf (Declara��o do Imposto Retido na Fonte) realizada pela fonte pagadora. Ao todo, 51.210 declara��es, ou 8,3%, ca�ram na malha. O quarto motivo tamb�m se refere aos pagadores e est� relacionado � diverg�ncia nas informa��es enviadas por elas. Foram retidas 18.922, 3,06% do total.

�LTIMA CHANCE - Quem n�o estiver inclu�do no s�timo e �ltimo lote de restitui��es, que ser� liberado para consulta na segunda-feira, pode-se considerar na malha fina. No dia 10, a partir das 9h, basta acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para telefone 146.

Ser�o pagos R$ 362,3 milh�es a 120.524 pessoas, sendo R$ 308,6 milh�es a 101.904 contribuintes referentes ao exerc�cio de 2012, j� acrescidos da taxa Selic de 5,45 % (de maio a dezembro). Quem caiu na malha fina em anos anteriores e regularizou as pend�ncias pode tamb�m ver se seu nome est� nos lotes residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008. O pagamento ser� efetuado no dia 17, por meio de dep�sito banc�rio na conta indicada na declara��o do Imposto de Renda.

Os contribuintes que quiserem saber se ca�ram na malha antes, no fim de semana, podem acessar o portal e-CAC, no servi�o Declara��o IRPF. Para se cadastrar e tirar extrato das informa��es enviadas ao Fisco � preciso indicar os n�meros dos comprovantes de entrega das declara��es dos dois �ltimos anos e gerar c�digo de acesso. Os declarantes que possuem certificado digital tamb�m conseguem navegar pelo aplicativo.

Quem preferir comparecer a um posto da Receita Federal com a documenta��o pendente tamb�m pode faz�-lo, afirma o especialista em gest�o tribut�ria e fiscal da empresa de software cont�bil Alterdata Mauro Moraes. "Eventuais pend�ncias podem ser sanadas a qualquer tempo."

ANTECIPA��O - A diretora de conte�do da T&A Thomson Reuters - FiscoSoft, Juliana Ono, orienta os contribuintes a resolverem as pend�ncias o quanto antes. "Quem cai na malha est� sujeito � fiscaliza��o. Ao verificar e corrigir o problema com a declara��o antes de ser notificado pela Receita, o contribuinte tem a chance de acertar a situa��o antes de ser averiguado, e ter de comprovar todos os dados."

Juliana ressalta que � preciso esclarecer que a retifica��o n�o tem implica��o ao usu�rio. Quando � feita antes de o Le�o entregar todos os lotes de restitui��o, ela substitui integralmente a outra declara��o. "� como se voc� nunca tivesse corrigido. O Fisco n�o fica comparando as declara��es."

Fisco disponibiliza aplicativo gratuito para tablets e smartphones

Para facilitar a consulta �s declara��es do Imposto de Renda e verificar informa��es sobre a libera��o de restitui��es e situa��o cadastral do CPF, a Receita Federal passou a disponibilizar aplicativo para tablets e smarthphones. O aplicativo, dispon�vel nas vers�es para os sistemas operacionais Android e iOS, possui funcionalidades destinadas �s pessoas f�sicas. Para baix�-lo, basta realizar download gratuito no Android Market (Google Play) ou na Apple Store.

Foram disponibilizados quatro servi�os, dentre eles a consulta � restitui��o das declara��es entregues desde 1999 e o acesso ao CPF que permite, de forma r�pida e pr�tica, visualizar a situa��o cadastral da inscri��o na base da Receita. Esse � um dos mais solicitados no site do Fisco. H� tamb�m o t�pico orienta��es sobre restitui��o, que procura responder as principais quest�es sobre o assunto. O tema avalia��o permite que o usu�rio colabore com a melhoria do aplicativo, dando nota para os servi�os disponibilizados, para a navega��o e para a clareza das informa��es, al�m de sugest�es para vers�es futuras.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir