Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 09-12-2012

Arqueólogos franceses e italianos acham porto perdido da Roma Antiga
Perfurações feitas na embocadura do Rio Tibre mostram evidências. Ponto de comércio de grãos teve papel importante na ascensão do império.
Arqueólogos franceses e italianos acham porto perdido da Roma Antiga
Foto: g1.globo.com

Arqueólogos franceses e italianos descobriram os restos de um porto de grãos que desempenhou um papel importante na ascenção da Roma Antiga, informou esta quinta-feira (6) o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).

Perfurações feitas em um local na embocadura do Rio Tibre revelaram a localização de um porto, cuja existência foi buscada por séculos, destacou a instituição em comunicado de imprensa.

O porto fica a noroeste de Ostia, que foi estabelecido por Roma como uma passagem fortificada para capacitar o comércio a passar rio acima em direção à cidade, evitando piratas e saqueadores.

A evidência indica para um porto estabelecido entre os séculos IV e II a.C., com uma profundidade de seis metros, tornando-o acessível para embarcações a caminho do mar, destacou o CNRS.

Roma emergiu como a primeira potência do Mediterrâneo graças, em parte, ao comércio. O império importava grandes quantidades de trigo, especialmente do Egito.
No século I d.C., o porto de grãos em Ostia foi substituído por uma instalação gigantesca de 200 hectares em Portus.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir