Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-12-2012

Multidão celebra foguete norte-coreano em Pyongyang
Milhares de soldados e civis norte-coreanos celebraram nesta sexta-feira, no centro de Pyongyang, o bem sucedido lançamento de um foguete de longo alcance que colocou um satélite em órbita na quarta-feira.
Multidão celebra foguete norte-coreano em Pyongyang
Foto: noticias.terra.com

A multidão reunida na praça Kim Il-Sung aclamou os discursos para celebrar o lançamento do foguete Unha-3 e elogiar a "coragem e sabedoria" do novo líder norte-coreano, Kim Jong-Un.

"Isto foi possível graças à infinita lealdade, coragem e sabedoria do grande marechal Kim Jong-Un" disse Jang Chol, presidente da Academia de Ciências da Coreia do Norte. Mais cedo nesta sexta-feira, a imprensa oficial norte-coreana anunciou que King Jong-Un ordenou a colocação em órbita de outros satélites, após o polêmico lançamento do foguete de longo alcance qualificado de teste de míssil balístico por diversos países ocidentais e condenado pelas Nações Unidas.

Kim Jong-Un, que supervisionou o lançamento na quarta-feira, destacou a necessidade de se "lançar mais satélites no futuro (...) para desenvolver a ciência, a tecnologia e a economia do país", destaca a agência oficial KCNA.

A Coreia do Norte afirma que colocou em órbita um satélite de pesquisa com finalidades pacíficas, mas muitos países afirmam que o teste foi mais um passo em busca de um vetor para as armas nucleares norte-coreanas. Segundo o governo norte-coreano, o lançamento colocou em órbita a segunda versão do satélite Kwangmyongsong-3, a partir de um foguete Unha-3, de três estágios.

O Conselho de Segurança da ONU, incluindo China e Estados Unidos, condenou na quarta-feira a Coreia do Norte pelo lançamento do foguete e alertou para a possibilidade de adotar novas sanções após a provocação de Pyongyang. As resoluções 1718 e 1874 das Nações Unidas proíbem a Coreia do Norte de qualquer atividade balística ou nuclear. Um lançamento anterior, também de um Unha-3, terminou com um vergonhoso fracasso em abril, com o foguete explodindo pouco depois do tiro.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir