Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-12-2012

Morsi vota em referendo sobre projeto que divide o Egito
No total, 26 milh�es est�o convocados para votar neste s�bado (15). Referendo � realizado sob forte tens�o ap�s confrontos no Cairo.
Morsi vota em referendo sobre projeto que divide o Egito
Foto: g1.globo.com

Os col�gios eleitorais no Egito foram abertos neste s�bado (15) �s 4h de Bras�lia para dar in�cio ao referendo sobre a nova Constitui��o do pa�s, informou a televis�o estatal eg�pcia.

A primeira das duas jornadas do referendo acontece neste s�bado nas prov�ncias do Cairo, Alexandria, Dakahlia, Garbiya, Sharquiya, Assiut, Sohag, Assu�, o norte e o sul do Sinai.
O presidente islamita Mohamed Morsi foi um dos primeiros a votar, no Cairo, perto do pal�cio presidencial.

No total, 26 milh�es de pessoas, que representam pouco mais da metade do eleitorado, est�o convocadas para votar hoje, segundo a televis�o estatal, que mostrou imagens dos eleitores aguardando em filas antes de depositar as c�dulas nas urnas. Outras 17 prov�ncias votar�o no dia 22 de dezembro.

A divis�o do pa�s em duas zonas de vota��o foi decidida no �ltimo minuto antes do boicote de v�rios ju�zes que supervisionam a elei��o. O referendo foi precedido por v�rias semanas de manifesta��es que levaram a confrontos entre opositores e apoiadores do presidente eg�pcio Mohamed Morsi e do movimento isl�mico da Irmandade Mu�ulmana, da qual o presidente pertence.

Na sexta-feira (14), ocorreram tumultos em Alexandria, segunda maior cidade do Egito, onde 15 pessoas ficaram feridas. H� dez dias, oito pessoas foram mortas durante os confrontos entre os dois lados, no Cairo.

Cerca de 120 mil soldados foram chamados como refor�os para ajudar os 130 mil policiais a garantir a seguran�a durante a vota��o.

O projeto de Constitui��o visa dotar o pa�s de um quadro institucional est�vel, o que os defensores dizem que deve refletir as mudan�as no pa�s desde a queda do ditador Hosni Mubarak, no in�cio de 2011.

A oposi��o laica, de esquerda e liberal, se queixa de um texto adotadado apressadamente por uma comiss�o dominada por isl�micos, que abre a porta para interpreta��es do isl� e oferece poucas garantias de liberdade.

Este referendo � visto como uma forma de voto de confian�a a favor ou contra Morsi, eleito em junho passado por uma pequena maioria.


Na presen�a de for�as militares, eg�pcios participam de referendo sobre a nova Constitui��o do pa�s (Foto: Khaled Abdullah/Reuters)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir