Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-12-2012

Procuradoria denuncia Rose, Paulo Vieira e outros 22
O Minist�rio P�blico Federal (MPF) denunciou ontem � Justi�a 24 integrantes do suposto esquema de compra de pareceres t�cnicos em �rg�os p�blicos desmantelado pela Opera��o Porto Seguro.
Procuradoria denuncia Rose, Paulo Vieira e outros 22
Foto: midiacon.com.br

Foram denunciados por forma��o de quadrilha, o ex-diretor da Ag�ncia Nacional de �guas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, seus dois irm�o, o ex-diretor da Ag�ncia Nacional de Avia��o Civil (Anac) Rubens Rodrigues Vieira e o comerciante Marcelo Vieira, al�m da ex-chefe do gabinete regional da Presid�ncia da Rep�blica em S�o Paulo Rosemary Noronha, e os advogados Marco Antonio Negr�o Martorelli e Patricia Santos Maciel da Oliveira.

Os outros 18 denunciados s�o acusados de crimes de corrup��o ativa e passiva, tr�fico de influ�ncia e falsifica��o de documento. Segundo a den�ncia entregue a 5� Vara Criminal Federal, o n�cleo principal da quadrilha era integrado pelos irm�os Vieira. O MPF afirma que para atingir seus objetivos e favorecer interesses de particulares perante a administra��o p�blica, a quadrilha contava com a colabora��o de funcion�rios p�blicos do Tribunal de Contas da Uni�o, Secretaria de Patrim�nio da Uni�o, Minist�rio da Educa��o, Ag�ncia Nacional de Transportes Aquavi�rios, Advocacia-Geral da Uni�o e Correios.

A Procuradoria da Rep�blica afirma que os irm�os Vieira contavam com "a participa��o de Rosemary Noronha para a pr�tica de crime de tr�fico de influ�ncia. Durante as intercepta��es foi poss�vel verificar a constante e importante participa��o de Rosemary nas atividades il�citas do grupo".

"A alegada amizade existente entre Rosemary e os irm�os Vieira, com troca de favores frequentes, na realidade constitui-se na pr�tica reiterada de crimes de trafico de influ�ncia e de corrup��o." Ainda segundo a den�ncia, Rosemary teria sido a respons�vel pela nomea��o de Paulo e Rubens para cargos de diretoria em ag�ncias reguladoras. A Procuradoria ressalta que o interesse dos irm�os Vieiras ao ocupar os cargos "nunca teve o objetivo de desempenhar atividade p�blica, a servi�o da sociedade, mas de viabilizar os seus interesses nitidamente econ�micos".

Al�m do crime de tr�fico de influ�ncia, "Rosemary responde ainda pelas pr�ticas dos crimes de corrup��o passiva e falsidade ideol�gica", diz a den�ncia subscrita pelos procuradores da Rep�blica Suzana Fairbanks, Roberto Dassi� e Carlos Renato Silva e Souza. Segundo a den�ncia, o ex-adjunto do Advogado-geral da Uni�o Jos� Weber Holanda Alves, tamb�m teria atuado em prol da quadrilha. A Procuradoria denunciou tamb�m o ex-integrante da diretoria jur�dica dos Correios, Jefferson Carlos Carus Guedes. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: www.odiario.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir