Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2012

Niemeyer recebe homenagem em Brasília no dia em que faria 105 anos
Estrutura em semicírculo será iluminada na Torre da TV neste sábado (15). Evento terá ainda shows de música, teatro, dança e textos do arquiteto.
Niemeyer recebe homenagem em Brasília no dia em que faria 105 anos
Foto: g1.globo.com

O arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu no último dia 5, vai receber uma homenagem em Brasília neste sábado (15), dia em que completaria 105 anos. Um estrutura com 20m de altura, em formato de semicírculo, será montada nos arredores da fonte luminosa da Torre de TV. O local receberá iluminação especial, com 65 mil lâmpadas coloridas, e será palco de apresentações artísticas e de uma solenidade que terá a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

O evento recebeu o nome de "Abraço da Luz". A solenidade tem início às 18h45, com show musical dos "Canarinhos de Brasília". Em seguida, acontece a encenação do Auto de Natal. A homenagem termina com um concerto do "Coro Lírico de Brasília".

O italiano Valerio Festi, considerado um "arquiteto de eventos", é o responsável pela estrutura iluminada da festa. Conhecido por associar elementos do teatro à música e à técnica de iluminação de grandes espaços, ele conheceu Niemeyer.

O arquiteto brasileiro chegou a pedir a Festi que projetasse um espetáculo para Brasília. O italiano concebeu o projeto inspirado nas curvas, uma marca registrada de Niemeyer e da capital brasileira.

O espetáculo é uma iniciativa do GDF e foi projetado para representar um grande abraço na cidade e no arquiteto que fez de Brasília um museu a céu aberto.

A estrutura permanece no local até o início de janeiro, com iluminação e apresentações culturais programadas. O Abraço de Luz marca também a decoração especial para as festas de final de ano. Na Torre de TV, estão previstas apresentações de cantatas de Natal.
Durante a solenidade, versos e trechos de cartas de autoria de Niemeyer serão lidos ao público. Pioneiros de Brasília também prestarão homenagens ao arquiteto.

Estão previstas ainda apresentações de outros corais, de grupos de teatro, show de efeitos gráficos, projeção de vídeos e a exibição de uma bailarina acrobata dentro de uma esfera voadora. Na inauguração, o "Abraço da Luz" será parcialmente aceso, em luto pela morte de Niemeyer. O Congresso Nacional, a Ponte JK e outros monumentos da capital também receberão iluminação especial, também em comemoração ao Natal.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir