Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 17-12-2012

Psicomotricidade e o desenvolvimento humano
O corpo humano como sistema biol�gico � afetado pela religi�o, pela ocupa��o, pelo grupo familiar, pela classe e outros intervenientes s�ciais e culturais� de modo que a experi�ncia do corpo � sempre modificada pela experi�ncia da cultura�. J. Rodrigues
Psicomotricidade e o desenvolvimento humano

A psicomotricidade est� presente em todas as atividades que desenvolvem o movimento das crian�as, contribuindo para o conhecimento e o dom�nio de seu pr�prio corpo. Ela constitui-se como um fator indispens�vel ao desenvolvimento global e uniforme da crian�a, como tamb�m se a base fundamental para o processo de aprendizagem dos indiv�duos.

H� duas vertentes da Psicomotricidade: a Psicomotricidade Funcional, que est� relacionada �s fam�lias de exerc�cios, e a Relacional que se fundamenta na Psican�lise e se utiliza do corpo como uma das vias principais da aprendizagem.

As pr�ticas funcionais atuam basicamente no ato motor, n�o entendendo ou trabalhando o indiv�duo como um todo. Essa atividade pode ser necess�ria em alguns momentos, mas n�o � t�o eficaz quanto � psicomotricidade que trabalha o individuo em sua totalidade, unindo mente, corpo, cogni��o e afetividade.

O que sustenta o trabalho pr�tico de um psicomotricista � sua linha te�rica. Os estudos em outras disciplinas como a psicopedagogia, psican�lise e psicologia cognitiva ajudam neste avan�o do conhecimento abrindo novas possibilidades dentro da Psicomotricidade, principalmente a Relacional.

Atrav�s do ato de brincar a aprendizagem e o desenvolvimento � potencializado, desta maneira o indiv�duo consegue expressar sentimentos atrav�s do corpo, ampliando e diversificando seu vocabul�rio psicomotor.

A partir desta busca por mais qualidade no atendimento, foram sendo aprimoradas t�cnicas que at� hoje s�o utilizadas para ver a pr�pria express�o corporal do indiv�duo para ajuda-lo a superar suas dificuldades.

N�o existe limite dentro da express�o motriz. O limite est� na pr�pria crian�a. O psicomotrista parte daquilo que a crian�a sabe (brincar), e a partir do ato da brincadeira, do jogo, da fantasia e do l�dico � que se vai avaliar todo o processo da crian�a.

Portanto, brincar � o melhor rem�dio para que se tenha uma vida saud�vel, em termos funcionais, e intelectual e rela��o ao processo relacional.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir