Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2012

Atentados no Iraque deixam 25 mortos
Atentados nesta segunda-feira contra as for�as de seguran�a, os xiitas e a minoria shabak deixaram pelo menos 25 mortos e 40 feridos no Iraque, um dia antes do anivers�rio de um ano da sa�da dos soldados americanos do pa�s.
Atentados no Iraque deixam 25 mortos
Foto: AFP

Em uma estrada no oeste de Tikrit, tr�s homens armados abriram fogo contra um posto de controle e mataram um policial. Depois abandonaram o carro no qual estavam, o ve�culo explodiu e matou quatro agentes. Na localidade de Al Buslaibi, ao norte de Bagd�, uma bomba explodiu na passagem de uma viatura militar e deixou tr�s mortos.

Em Tuz Jurmatu (norte), dois atentados com carro-bomba deixaram cinco mortos. A comunidade xiita, majorit�ria no Iraque, � alvo frequente dos ataques executados por insurgentes sunitas. Perto de Mossul (norte), outro atentado com carro-bomba deixou sete mortos na localidade shabak de Jaznah. A comunidade shabak, uma seita que integra o xiismo e tem quase 30 mil membros, foi perseguida durante o regime de Saddam Hussein e depois virou alvo dos ataques da Al-Qaeda.

No domingo, uma onda de atentados deixou 19 mortos e dezenas de feridos no pa�s, principalmente em duas mesquitas xiitas e na sede de um partido pol�tico curdo no norte do pa�s. O Iraque sofre com a viol�ncia desde a sa�da dos �ltimos soldados americanos em 18 de dezembro de 2011, ap�s uma guerra de quase nove anos que matou dezenas de milhares de iraquianos e milhares de americanos, ao custo de bilh�es de d�lares.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir