Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2012

Explosão de mina mata 10 crianças no Afeganistão
Artefato da época da jihad foi ativado acidentalmente por uma das crianças; na capital, atentado com carro-bomba reivindicado pelo Taleban deixa dezenas de feridos.
Explosão de mina mata 10 crianças no Afeganistão
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Dez crianças morreram na explosão de uma mina no momento em que recolhiam lenha na província de Nanagahar, leste do Afeganistão, nesta segunda-feira (17).

As crianças, com idades entre 9 e 11 anos, morreram quando uma delas ativou, acidentalmente, uma mina com um machado, informou à AFP Mohammad Sediq Dawlatzaiel, governador do distrito de Chaparhar.

"Uma antiga mina da época da jihad ( contra as tropas soviéticas nos anos 80 ) explodiu, matando a 10 crianças e deixando duas feridas", disse.

O porta-voz do governo da província de Nangarhar, Ahmad Zia Abdulzai, afirmou, no entanto, que a mina havia sido colocada no local pelos "inimigos do Afeganistão", em referência aos insurgentes do Taleban.

Desde 1989, quando os soviéticos deixaram o país após uma década de presença militar, 700.000 minas foram desativadas e mais 15 milhões de restos de explosivos localizados, segundo números da ONU.

Apesar dos esforços, mais de três décadas de guerra - com os soviéticos, a guerra civil dos anos 1990 e contra as forças da Otan - transformaram o Afeganistão em um dos países com maior quantidade de minas do mundo.

Também nesta segunda-feira, um carro-bomba explodiu próximo a um complexo que abrigava uma empreiteira do Exército americano em Cabul. A explosão deixou dezenas de ferido, segundo representantes da empresa e a polícia.

Um representante da Contrack, empresa de McLean, Virginia, que constrói complexos para bases militares, disse que um suicida dirigiu um veículo cheio de explosivos até a parede externa da enpresa e detonou as bombas. A polícia afegã disse que não podia confirmar se era um ataque suicida ou uma bomba detonada à distância.

O porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, reivindicou a responsabilidade pelo ataque.

Com AP e AFP

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir