Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2012

Forte tremor de terra assusta moradores em Montes Claros
Tr�s tremores foram sentidos na madrugada desta quarta-feira (19). Grande parte da cidade ficou sem energia el�trica por mais de 30 minutos.
Forte tremor de terra assusta moradores em Montes Claros
Foto: g1.globo.com

Tr�s tremores de terra assustaram moradores de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, na madrugada desta quarta-feira (19). De acordo com a Pol�cia Militar, o primeiro tremor ocorreu por volta das 2h50 e os seguintes ocorreram em um intervalo de 20 a 30 minutos.

V�rios bairros da cidade ficaram sem energia el�trica por meia hora. Segundo o Corpo de Bombeiros, essa queda de energia pode ter sido causada pelos tremores.

O Observat�rio Sismologico de Bras�lia ainda n�o informou qual a magnitude deste tremor. O maior registrado em Montes Claros ocorreu no dia 19 de maio, com quatro graus na escala Richter. At� o m�s de novembro foram registrados 174 eventos naturais, 60 destes foram registrados por quatro das nove esta��es sismol�gicas instaladas no entorno de Montes Claros.

Com medo, moradores sairam para fora de suas casas. Os amigos Moises Souza, de 18 anos, e Lucas Fonseca, de 20 anos, que moram no bairro Santa Rita, foram chamados por uma vizinha no meio da madrugada. "Estavamos em casa, quando a vizinha nos chamou tivemos certeza de que o tremor tinha acontecido mesmo. Foi o maior que j� senti aqui em Montes Claros", diz Moises.

O taxista Jos� Ant�nio Cardoso trabalha na rodovi�ria da cidade e estava fora do carro no momento em que o primeiro abalo foi sentido. "Ouvi uma explos�o muito forte e entrei no carro, logo em seguida a luz foi embora. Depois tremeu mais forte e eu estava cochilando, senti o ch�o estremecer", conta.

A ocorr�ncia mais grave registrada pelos bombeiros foi uma queda de uma varanda no Bairro Jardim Brasil, regi�o norte da cidade. No local moram quatro pessoas. "Acordamos com o tremor e logo as telhas ca�ram, sa�mos todos assustados, correndo para o lado de fora, apesar de j� ter sentido outros tremores, este foi o que mais deu medo", diz o propriet�rio da casa, Paulo Pereira.

Assustados, os moradores permaneceram do lado de fora das casas e, muitos afirmaram que havia a informa��o de que novos tremores ocorreriam. Em entrevista ao G1 Grande Minas nesta segunda-feira (17), o especialista da Universidade de S�o Paulo, Marcelo Assump��o, que realiza estudos na regi�o, disse que os abalos s�o imprevis�veis, portanto, n�o h� como determinar o hor�rio e o dia em que ir�o ocorrer.

O gerente de uma loja de conveni�ncias que funciona 24h disse que no momento do primeiro tremor havia 30 clientes no local. Com a queda da energia, todos sa�ram correndo assustados. Esta n�o foi a primeira vez que ele sentiu os abalos, mas disse que o p�nico foi maior por causa da escurid�o repentina.

A Pol�cia Militar recebeu 350 chamadas e o Corpo de Bombeiros de Montes Claros tamb�m registrou mais de 200 liga��es. Eles orientam a popula��o a ficar distante da rede el�trica e permanecer em estado de alerta.


O telhado de uma casa caiu por causa dos
abalos (Foto: Michelly Oda/G1



Moradores com medo saem para fora das casas(Foto: Michelly Oda/G1)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir