Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 21-12-2012

Dados da CONAB apontam para safra recorde de café em 2012
Mas o resultado não garantiu a alegria dos produtores do sul de MG. Há agricultor que registrou quebra de 20% na produção do grão.
Dados da CONAB apontam para safra recorde de café em 2012
Foto: g1.globo.com

Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) mostram que a safra brasileira de café bateu recorde este ano. Mas esse resultado não garantiu a alegria dos produtores do sul de Minas Gerais.

As lavouras do produtor Guilherme Miranda em Três Pontas somam dois milhões de pés de café em 400 hectares. O agricultor esperava colher esse ano 15 mil sacas, mas houve uma quebra de 20% na produção.

Segundo a CONAB, o Brasil teve uma safra recorde em 2012, quando foram colhidas 50,83 milhões de sacas de café. Na comparação com 2010, que também foi ano de safra cheia, o aumento é de 6%.

"Eu considero que esses números refletem bem a realidade. Foi o terceiro e último levantamento da CONAB. A companhia já tinha essa previsão anterior", diz Jorge Piedade Nogueira, diretor técnico da Cocatrel.

Pela alternância da cultura, 2013 será ano de safra curta. Para o produtor Eduardo Chaves, que tem uma propriedade em coqueiral, o momento é de se programar para lucrar no próximo ano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir