Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-12-2012

Obama pede pressão popular sobre Congresso para controle de armas
Democrata prometeu fazer o possível para deter violência armada. Ele prometeu banir armas de assalto após massacre de 20 crianças.
Obama pede pressão popular sobre Congresso para controle de armas
Foto: g1.globo.com

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta sexta-feira (21) tomar medidas para colocar fim aos ataques com armas de fogo, em resposta às mais de 400 mil pessoas que assinaram uma petição online após o massacre da semana passada em uma escola primária em Connecticut.

"Desde a dolorosa tragédia de Newtown, Connecticut, centenas de milhares de vocês, dos 50 estados, assinaram petições pedindo para tomarmos sérios passos para abordar a epidemia da violência armada neste país", manifestou Obama em um vídeo colocado na internet "Ouvimos."

O presidente pediu há alguns dias ao Congresso que, em janeiro, aprove uma lei proibindo a venda de rifles de assalto e munições de alta capacidade, que também acabaria com a brecha que permite às pessoas comprar armas sem que seus antecedentes sejam comprovados.

"Farei tudo o que estiver em meu poder como presidente para avançar nestes esforços, porque se há uma coisa que podemos fazer como país para proteger nossas crianças, temos a responsabilidade de tentar", acrescentou Obama no vídeo.

"Mas, como eu disse antes, não posso fazer sozinho. Preciso de sua ajuda", disse o presidente.

Obama nomeou na quarta-feira o vice-presidente Joe Biden à frente de uma comissão de trabalho, que buscará fórmulas para evitar novos massacres como o de Newtown, melhorar o acesso a tratamento psicológico e modificar a cultura popular sobre o uso das armas.

Na sexta-feira passada, 20 crianças e seis adultos morreram baleados na escola Sandy Hook de Newtown pelos disparos de Adam Lanza, um jovem de 20 anos que utilizou as armas de sua mãe - assassinada por ele pouco antes - para realizar o massacre. Ele se matou em seguida, segundo a polícia.

Massacres armados são comuns nos EUA, mas a morte das crianças de Newtown um impacto excepcional no país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir