Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-12-2012

Egito abre votação de 2ª fase de referendo sobre Constituição
As urnas de votação foram abertas na manhã deste sábado no Egito para a segunda fase do referendo sobre o polêmico projeto de Constituição, que divide o país e que provocou novos confrontos ontem, informaram jornalistas da AFP.
Egito abre votação de 2ª fase de referendo sobre Constituição
Foto: portuguese.ruvr.ru

Filas se formaram em frente a várias escolas das 17 províncias que votam neste sábado antes do início da votação, pouco depois das 8h (4h no horário de Brasília).

De acordo com dados não oficiais, o "sim" venceu com quase 57% dos votos a primeira fase da votação, no sábado passado, o que sugere uma aprovação prévia do projeto de Constituição a nível nacional. Quase 25 milhões de pessoas foram chamadas a votar durante todo o dia. As urnas devem fechar às 19h (15h no horário de Brasília), mas na semana passada a comissão eleitoral estendeu a votação em quatro horas, até às 23h00.

A opção de dividir o país em duas zonas de votação foi tomada a fim de evitar o boicote de muitos juízes encarregados de supervisionar a eleição. Este referendo foi precedido por várias semanas de protestos que, ocasionalmente, degeneraram em confrontos entre opositores e partidários do presidente Mohamed Mursi e a Irmandade Muçulmana, que defendem a proposta de Constituição.

Na sexta-feira, a violência entre pró e anti-Mursi causou dezenas de feridos na segunda maior cidade do Egito, Alexandria. Para a presidência, a adoção de uma nova Constituição traria ao país uma estabilidade institucional, concluindo assim a transição tumultuada que vive o Egito desde a queda do presidente autocrata Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011.

A oposição, que denunciou "fraudes e irregularidades" durante a primeira fase do referendo, acredita que o texto abre caminho para a islamização do país e que tem graves lacunas em termos de proteção das liberdades.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir