Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2012

Mortes por causa da chuva em Minas sobem para 16, diz Defesa Civil
M�e e filho morreram no dia 21, depois de carro ser atingido por �rvore. Nesta segunda (24), �bitos foram atribu�dos ao per�odo chuvoso.
Mortes por causa da chuva em Minas sobem para 16, diz Defesa Civil
Foto: g1.globo.com

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais considerou dois �bitos ocorridos no dia 21 de dezembro como decorrentes da chuva no estado. A informa��o est� no balan�o divulgado nesta segunda-feira (24). Com isso, o n�mero de mortes desde setembro sobe para 16. Durante uma forte chuva em Pouso Alto, na Regi�o Sul, uma �rvore de grande porte caiu sobre um carro na BR-354. O ve�culo seguia do Rio de Janeiro para S�o Louren�o (MG) .

As v�timas tinham 52 e 82 anos, segundo a Defesa Civil. Na data do acidente, a pol�cia informou que eram m�e e filho.

Ainda segundo a Defesa Civil, 12 pessoas ficaram feridas no estado desde o in�cio do per�odo chuvoso. O n�mero de desabrigados chegou a 161 e o de desalojados, a 47.

Situa��o de emerg�ncia
Ainda de acordo com a Defesa Civil, 13 cidades decretaram situa��o de emerg�ncia. A �ltima a entrar para a lista foi Recreio, na Zona da Mata. Tamb�m decretaram A�ucena, no Vale do Rio Doce; Almenara, no Vale do Jequitinhonha; Bambu�, no Centro-Oeste; Ibirit�, na Grande BH; Itabirinha, no Vale do Rio Doce; Itanhomi, no Vale do Jequitinhonha; Itaobim, no Vale do Jequitinhonha; Malacacheta, no Vale do Mucur�; Matias Lobato, no Vale do Rio Doce; Paula C�ndido, na Zona da Mata; Senador Firmino, na Zona da Mata; e Te�filo Otoni, no Vale do Mucuri.

Outras mortes
Outras mortes decorrentes da chuva em Minas Gerais ocorreram entre 21 de setembro e a primeira quinzena de dezembro. No dia 13 deste m�s, um adolescente de 15 anos foi atingido por um raio quando voltava com amigos de uma cachoeira em Santos Dumontx, na Regi�o da Zona da Mata.

Uma idosa de 92 anos, que foi v�tima de um soterramento durante um temporal em Te�filo
Otoni, no Vale do Mucuri, no dia 28 de novembro, n�o resistiu aos ferimentos e morreu no hospital onde estava internada no dia seguinte.

Em Betim, na Regi�o Metropolitana de Belo Horizonte, um homem morreu ap�s sofrer um acidente de tr�nsito e cair dentro do c�rrego Riacho das Areias. A batida aconteceu no dia 15 de novembro, mas a v�tima s� foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros no dia 18, �s margens do Rio Paraopeba, tamb�m em Betim. No momento do acidente, um forte temporal ca�a sobre a Grande BH, e o carro foi arrastado pela correnteza do rio.

O temporal do dia 15 de novembro tamb�m deixou uma v�tima na capital mineira. Um homem morreu ap�s o carro em que ele estava cair em um c�rrego no bairro Castelo, na Regi�o da Pampulha. De acordo com a Pol�cia Militar (PM), a v�tima, que dirigia o ve�culo, estaria em alta velocidade, quando perdeu o controle da dire��o. Um passageiro tamb�m estava no carro e foi resgatado por um policial que passava no local.

Em El�i Mendes, no Sul do estado, um trabalhador rural de 23 anos morreu ap�s ser atingido por um raio em um terreiro de caf�. De acordo com informa��es da pol�cia, o homem chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas j� chegou � unidade de sa�de sem vida.

No come�o do m�s, cinco mortes foram registradas no estado. Quatro v�timas � todas crian�as �, estavam em um ve�culo arrastado por uma tromba d��gua em Jaboticatubas, na Regi�o Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda no mesmo dia, uma casa desabou em Santa Luzia, tamb�m na Grande BH, e matou um homem de 46 anos.

Dois dias antes, em 2 de novembro, em Brumadinho, na Grande BH, um homem de 40 anos morreu ap�s o desabamento de um muro. Em outubro, duas pessoas foram mortas por descarga el�trica: um rapaz de 23 anos em S�o Tom� das Letras, no Sul do estado, no dia 12 de outubro; e um adolescente de 16 anos no dia 30 de outubro, em Itaguara, na Regi�o Central.

A primeira morte registrada pelo �rg�o foi no dia 21 de setembro em Passos, no Sul de Minas. O telhado de uma quadra de esportes desabou durante um vendaval e vitimou um adolescente de 17 anos, de acordo com a Defesa Civil. O �rg�o explicou que o per�odo chuvoso come�a em outubro, por�m o �bito no fim de setembro foi contabilizado como v�tima da chuva.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir