Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-12-2012

Chirac e Mohamed Ali pedem que ONU estabilize a RD Congo
Cerca de vinte personalidades internacionais, como o ex-presidente franc�s Jacques Chirac e o ex-boxeador Mohamed Ali, pediram � ONU que "cumpra seu mandato" de estabiliza��o no Congo, em um artigo publicado nesta quarta no jornal franc�s Le Monde.
Chirac e Mohamed Ali pedem que ONU estabilize a RD Congo
Foto: AFP

O texto tamb�m est� assinado pelo ex-presidente senegal�s Abdou Diouf, pela liberiana Leymah Gbowee, pr�mio Nobel da Paz 2011, pelo ginecologista do Congo Denis Mukwege e por Val�rie Trierweiler, companheira do presidente franc�s Fran�ois Hollande.

Em Kivu, cidade do leste da RDC onde a rebeli�o do Movimento de 23 de mar�o opera, est� ocorrendo "um drama que a comunidade internacional pode deter", advertem os signat�rios.
"Bastaria dar uma ordem aos 17.000 soldados (da miss�o da ONU) para que fa�am seu trabalho e cumpram seu mandato", acrescentam.

"Nestes �ltimos dias, o horror superou um novo n�vel. Esquadr�es como o grupo batizado de M23 fazem incurs�es em Goma e semeiam o terror em sua periferia", lamentam os signat�rios.
Situada no leste da RDC, a regi�o de Kivu segue agitada desde que a rebeli�o do M23 se retirou de Goma, em 1 de dezembro, depois de t�-la ocupado por 11 dias.

Os rebeldes aceitaram a retirada em troca de negocia��es de paz, que seguem suspensas at� o in�cio de janeiro, sem que at� o momento tenham ocorrido avan�os.

O M23 � formado por ex-rebeldes que depois de se integrarem ao ex�rcito regular do Congo em 2009 se amotinaram em abril e desde ent�o combatem as for�as armadas na regi�o de Kivu.


Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir