Categoria Policia  Noticia Atualizada em 28-12-2012

SP: PM mata 1 a cada 16 horas e passa recorde de 2006
Policiais militares mataram em servi�o, entre janeiro e novembro, mais do que em todo o ano de 2006, quando ocorreram os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC).
SP: PM mata 1 a cada 16 horas e passa recorde de 2006
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Em 2012, j� s�o 506 mortos no Estado em confrontos classificados como resist�ncia seguida de morte, ante 495 daquele ano. Em m�dia, a PM mata uma pessoa a cada 16 horas. Segundo a Secretaria da Seguran�a P�blica, o n�mero de mortes por pris�es � "relativamente baixo". A escalada dos casos de mortos em confronto � acompanhada da onda de viol�ncia que se intensificou em outubro e provocou a queda do secret�rio da Seguran�a P�blica Antonio Ferreira Pinto, em 21 de novembro - e sua substitui��o por Fernando Grella Vieira. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

"Acho que se demonstra claramente a exist�ncia de uma pol�tica institucionalizada para matar. � imposs�vel que se tenha tantas pessoas dispostas a morrer em confrontos com a PM. � preciso checar no que deu a investiga��o a respeito dessas mortes", diz o presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Ivan Seixas. Segundo o especialista em seguran�a p�blica Guaracy Mingardi, houve descontrole. "Pol�cia sem controle, que pisa no acelerador, mata mais. Foi isso o que Ferreira Pinto fez. N�o � que ele incentivava (as mortes), mas n�o controlava", afirma. Coordenadora auxiliar do N�cleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria P�blica, Daniela Skromov observa deveriam ser adotados m�todos de controle durante as a��es policiais. "Deve-se fazer a filmagem obrigat�ria dessas a��es. As imagens poderiam absolver ou condenar o policial. Do que se tem medo?", questionou.

Onda de viol�ncia
Desde o in�cio do ano, ao menos 106 policiais foram assassinados no Estado. Al�m disso, o Estado continua a enfrentar um grande �ndice de viol�ncia. Segundo dados da Secretaria de Seguran�a P�blica, s� na capital foram registrados 1.304 casos de homic�dios dolosos entre janeiro e novembro, mais do que todo o ano de 2011. O m�s de novembro foi o mais violento dos dois �ltimos anos na cidade, com 175 mortos. Em todo o Estado, foram 4.540 casos registrados desde janeiro.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir