Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-12-2012

Curso ensina professores a usar armas em Utah, nos EUA
Trata-se de um dos �ltimos esfor�os para armar e treinar professores para confrontar atiradores depois da trag�dia de Newtown, quando um jovem matou a pr�pria m�e e dezenas de crian�as na escola Sandy Hook, no Estado de Connecticut.
Curso ensina professores a usar armas em Utah, nos EUA
Foto: noticias.terra.com

Jessica Fiveash n�o v� nenhum problema em armar professores. Ela mesmo aprendeu a usar uma pistola 9 mm Ruger com mira a laser. "Se n�s temos a habilidade para parar algo, n�s devemos faz�-lo", disse a professora de ensino elementar. Ontem, Jessica e perto de 200 outros professores participaram de um curso gratuito de como usar armas oferecido pelo lobby armamentista do Estado americano de Utah.

Trata-se de um dos �ltimos esfor�os para armar e treinar professores para confrontar atiradores depois da trag�dia de Newtown, quando um jovem matou a pr�pria m�e e dezenas de crian�as na escola Sandy Hook, no Estado de Connecticut.

Em Ohio, grupos ligados a armas de fogo disseram que estavam lan�ando um programa teste de treinamento para 24 professores. No Arizona, o procurador-geral est� propondo mudar a lei estadual para permitir que um educador em cada escola possa carregar uma arma.

O movimento para treinar professores vem � tona depois que a Associa��o Nacional do Rifle (NRA, na sigla em ingl�s) prop�s colocar um oficial armado em cada uma das escolas do pa�s - algumas institui��es j� possuem policiais. Pais e educadores t�m questionado o quanto a proposta manter� os alunos seguros e se ela ser� economicamente vi�vel.

Alguns educadores dizem que � perigoso permitir armas nas escolas. Entre os potenciais perigos, eles apontam que os professores podem ganhar um poder exagerado em rela��o aos seus estudantes. Ou que os alunos podem ter acesso a essas armas e acidentalmente atirar nos colegas.

"� uma ideia terr�vel", disse Carol Lear, a advogada chefe da Secretaria de Educa��o de Utah. Kristen Rand, a diretora do Centro de Pol�ticas para a Viol�ncia, uma organiza��o que prega o controle de armas, afirma que acreditar que um "professor pode ter algum sucesso em parar algu�m decidido a realizar um tiroteio n�o � racional".

"Nenhum professor ser� t�o efetivo como um oficial da lei treinado", disse Kristen. Mesmo os policiais nem sempre conseguem atingir seus alvos, e armar professores pode p�r em risco os estudantes, segundo ela.

Os defensores da ideia dizem que os professores podem agir mais rapidamente que os oficiais da lei nos primeiros - e mais cr�ticos - minutos de um tiroteio. Eles enfatizam a necessidade de os professores agirem apropriadamente sob press�o.

"N�s n�o estamos sugerindo que os professores patrulhem os corredores procurando por atiradores", disse Clark Aposhian, l�der do Conselho de Tiro Esportivo de Utah, o Estado com maior lobby armamentista do pa�s. "Eles devem trancar as salas de aula. Mas uma arma pode ser mais uma op��o se o atirador entrar na sala".

O grupo abriu m�o da taxa de US$ 50 para o treinamento. Instru��es utilizando armas de pl�stico enfatizam que pessoas amea�adas devem anunciar que est�o armadas e procurar prote��o antes de atirar. Eles avisaram os professores a respeito da responsabilidade em carregar uma arma em p�blico.

"Ser� uma nova discuss�o. � uma outra responsabilidade. Voc� simplesmente n�o pode deixar sua arma por a�", disse Aposhian. "Nem por um minuto".

Os professores presentes no curso b�sico tiveram suas impress�es digitais recolhidas e seus antecedentes criminais checados. As aulas come�aram com uma exposi��o sobre a "psicologia da viol�ncia em massa", que ofereceu v�rias t�ticas para parar um atirador. Primeiro, o instrutor disse, tenta-se dissuadi-lo: "Pare onde est�!"

"Eu n�o hesitaria em atirar se o perigo fosse imediato", disse Jessica, a professora personagem do in�cio da reportagem. Ela afirmou que a mira a laser aumentaria a precis�o do tiro.

O professor de ingl�s Jevin Leatherbarrow disse que v�rias vezes j� se sentiu amea�ado ao trabalhar em uma escola de Buffalo, no Estado de New York. Ele possui uma licen�a para carregar uma pistola. H� pouco mais de um ano ele se mudou para Utah, onde se sente mais seguro, embora afirme que a viol�ncia possa acontecer em qualquer lugar.

Leatherbarrow disse que ele � altamente treinado para carregar armas - e aguenta as cr�ticas dos pais que n�o concordam com suas posi��es em rela��o � seguran�a escolar. "Eu concordo que nem todos devem carregar armas em uma escola. Eles n�o s�o treinados. Mas alguns pais acham que somos cowboys, o que me frustra", diz ele. "Eu gostaria que os pa�s entendessem".

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir