Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2012

Militares descobrem túnel de 110 m na fronteira entre México
Um túnel de mais de 110 m de comprimento foi localizado por oficiais do Exército mexicano na cidade fronteiriça de Nogales, situada no noroeste estado de Sonora, informou a imprensa local neste sábado.
Militares descobrem túnel de 110 m na fronteira entre México

O jornal O Diário de Sonora, que cita fontes da Secretaria de Defesa Nacional, ressaltou que o túnel foi achado em um domicílio da colônia Buenos Aires e tinha o objetivo de facilitar a circulação de drogas e armas entre o México e os EUA.

De acordo com o jornal, o descobrimento do túnel só foi possível devido a uma denúncia anônima, que mencionava a movimentação de pessoas armadas na região. Por causa desse relato, os militares começaram a efetuar um trabalho de inteligência. Após algumas apurações, os agentes localizaram um imóvel no qual, dentro de um suposto closet, foi descoberto uma parede falsa que ocultava um buraco de quase um metro de diâmetro.

O buraco, por sua vez, dava acesso a um quarto onde foi localizada uma tampa metálica, assim como diversas ferramentas, calçados e roupas de trabalho. Ao levantar a tampa, os agentes localizaram o túnel em construção, com 80 centímetros de diâmetro, cinco metros de profundidade e 110 metros de comprimento com direção ao norte.

A escavação, que ainda não chegava ao território americano, contava com um complexo sistema de ventilação, incluindo um grande ventilador grande e mangueiras, além de luz elétrica.

Este é o quarto túnel encontrado pelas autoridades mexicanas neste ano em Nogales, que faz fronteira com a cidade de mesmo nome no Arizona, nos Estados Unidos.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir