Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2012

Casamento gay aprovado por voto popular entra em vigor nos EUA
O casamento gay foi aprovado em novembro, tornando Maine e dois outros Estados os primeiros a garantir esse direito atrav�s do voto popular. A lei j� est� em vigor em Washington, e em Maryland passa a valer a partir de ter�a-feira, o primeiro dia de 2013.
Casamento gay aprovado por voto popular entra em vigor nos EUA
Foto: noticias.terra.com

Ap�s aguardar durante anos e ver o direito ao matrim�nio quase garantido para ent�o ser novamente cancelado, casais gays na maior cidade do Estado americano de Maine n�o quiseram esperar nem um minuto a mais para se casar quando a lei que permite a uni�o homossexual passou a vigorar, na madrugada deste s�bado. Entre os participantes da cerim�nia noturna estavam Steven Bridges e Michael Snell, que se uniram extraoficialmente h� seis anos, mas tornaram o casamento oficial apenas hoje, com a permiss�o garantida pela nova lei estadual.

"� hist�rico. Esperamos nossas vidas inteiras por isso", afirmou Bridges, um gerente de varejo que mant�m um relacionamento com Snell, um massagista, h� nove anos. Bridges, 42 anos, e Snell, 53 anos, puseram flores lavanda e p�rpura sobre camisetas pretas com as palavras "amor � amor".

Sob o olhar das duas filhas adultas de Snell, eles trocaram votos no cart�rio local depois de obter a primeira licen�a de casamento para um casal do mesmo sexo em Portland. O casamento gay foi aprovado em novembro, tornando Maine e dois outros Estados os primeiros a garantir esse direito atrav�s do voto popular. A lei j� est� em vigor em Washington, e em Maryland passa a valer a partir de ter�a-feira, o primeiro dia de 2013.

O casamento gay j� era legalizado em New York, Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e no Distrito de Col�mbia, por�m as leis nesses lugares foram promulgadas por legisladores ou aprovadas por meio de decis�es judiciais. O Poder Legislativo de Maine havia aprovado o matrim�nio entre pessoas do mesmo sexo antes, no entanto a decis�o foi revogada por um referendo estadual h� tr�s anos, decepcionando casais que j� haviam feito planos. Apoiadores das causas homossexuais coletaram assinaturas para que o assunto voltasse � pauta - e, desta vez, fosse aprovado com facilidade.

O governador Paul LePage certificou o resultado das elei��es em 29 de novembro, e dali a 30 dias a lei entraria em efeito. Al�m de legalizar o casamento gay, Maine tamb�m passa a reconhecer a uni�o entre pessoas do mesmo sexo realizada em outros Estados.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir