Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2012

Dissidentes rompem isolamento de esposa do Nobel da Paz chinês
Liu Xia está em prisão domiciliar em Pequim; seu marido está detido. Grupo conseguiu entrar na casa na sexta (28).
Dissidentes rompem isolamento de esposa do Nobel da Paz chinês
Foto: g1.globo.com

Um vídeo divulgado na internet nesta segunda-feira (31) mostra vários dissidentes que superaram à força o isolamento ao redor da residência da esposa do Prêmio Nobel da Paz detido Liu Xiaobo, que está em prisão domiciliar em Pequim.

A gravação de 4 minutos e 12 segundos na casa de Liu Xia foi disponibilizada no YouTube por Hu Jia, um dissidente que ficou famoso como defensor das vítimas da Aids.

A maior parte do tempo, Liu Xia fala ao ouvido de um dissidente para que as palavras não sejam registradas pela câmera.

Zeng Jingyan, a esposa de Hu Jia, confirmou à AFP que o pequeno grupo de dissidentes, entre eles Xu Youyu, Hao Jian eyLiu Di, conseguiu conversar com Liu Xia na sexta-feira (28).

Liu Xiaobo cumpre desde 2009 uma pena de 11 anos de prisão por "subversão", depois de ter colaborado na redação da Carta 08, um texto que pede a instauração de uma democracia pluralista na China.

No início de dezembro, um grupo de intelectuais chineses enviou uma carta aberta ao novo comando do Partido Comunista Chinês (PCC), presidido por Xi Jinping, para pedir a libertação do Prêmio Nobel da Paz de 2010 e de todos os presos políticos.

Liu Xia está em prisão domiciliar há dois anos, mas não foi objeto de nenhuma condenação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir