Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-12-2012

Homem morre após ser atingido por raio no interior do Piauí
Incidente aconteceu nesse domingo (30), na Zona Rural de José de Freitas. O Piauí é o estado do Nordeste com maior número de mortes por raios.
Homem morre após ser atingido por raio no interior do Piauí

Um homem identificado por Luis de Oliveira Neto, 36 anos, morreu após ser atingido por um raio na Zona Rural do município de José de Freitas, região Norte do Piauí. O incidente aconteceu nesse domingo (30), em um campo de futebol no interior do município enquanto o homem jogava. No momento chovia bastante.

O homem ainda chegou a ser levado ao Hospital Municipal Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, mas segundo a enfermeira Neurilene Costa, a vítima já teria chegado no hospital sem vida. "Ele foi atingido pelo raio e morreu logo após receber a descarga elétrica", disse.

Segundo a enfermeira, no momento em que a vítima chegou ao hospital não havia médico de plantão e tiveram que acionar o Instituto Médico Legal (IML) em Teresina para a constatação do óbito. "Permaneceram com a vítima dentro do carro, pois não havia médico de plantão para assinar o laudo", disse a enfermeira.

O G1 Piauí entrou em contato com o hospital de José de Freitas e até as 9h desta segunda-feira (31) não havia nenhum médico no plantão.
Morte por raios

O Piauí é o estado do Nordeste com maior número de mortes provocadas por raios. Nos últimos 10 anos, 59 pessoas morreram em decorrência desse fenômeno atmosférico. Só este ano foram registradas três mortes. No ranking nacional o Piauí é o 12º em quantidade de vítimas fatais.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que registrou entre os anos de 2000 e 2012 aproximadamente 1.500 mortes por raios no Brasil.Manaus é a cidade recordista em mortes - um total de 17, registradas a partir de 2000 - . Já São Paulo é o estado recordista, com mais de 230 mortes em pouco mais de 10 anos.

Com relação à incidência de raios, considerando o ranking com os 27 estados, o Piauí está na 15º posição com uma incidência média de 1,02 milhões de raios por ano. O ano em que o estado registrou mais vítimas foi em 2006, com 11 mortes. O ano de 2004 foi o único período dentro da década que não houve mortes por raios.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir