Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2013

Corpo de cadeirante morto na São Silvestre deve ser levado ao Pará
Enterro está previsto para quinta-feira (3), na cidade de Ananindeua. Organização da corrida diz que trajeto não deve mudar.
Corpo de cadeirante morto na São Silvestre deve ser levado ao Pará
Foto: g1.globo.com

O corpo do paratleta Israel Cruz Jackson de Barros, morto durante a corrida de São Silvestre, em São Paulo, na manhã de segunda-feira (31), deve ser levado para o Pará nesta quarta-feira (2). A previsão é que ele chegue a Belém no início da tarde. O atleta deverá ser velado no município de Ananindeua e o enterro deverá ocorrer na quinta-feira (3).

Israel perdeu o controle da cadeira ao descer a ladeira da Rua Major Nataniel e se chocou contra o muro do estádio do Pacaembu, durante a prova. O atleta foi levado à Santa Casa de Misericórdia, onde deu entrada às 7h35 e morreu às 8h50, segundo o hospital. Apesar de incidente, de acordo com a organização da São Silvestre, o trajeto da corrida não deve mudar.

Documento da Santa Casa encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) indica que o atleta teve um "trauma torácico", mas não especifica a causa da morte. Segundo o documento, Israel tinha 44 anos. De acordo com familiares, ele tinha 41.

Acidente em 1985
Israel Cruz, como era conhecido, era da cidade de Ananindeua (PA), na região metropolitana de Belém.

Em seu blog pessoal (israelcruzox.blogspot.com.br), Israel Cruz se apresenta como atleta de Cristo e diz que teve a perna amputada após sofrer um acidente há 27 anos: "No dia 15 de outubro de 1985 às 17:00 h, minha irmã me pediu que a ensinasse a andar de bicicleta. Foi aí que inventei uma brincadeira, corria na bicicleta e minha irmã tinha que sentar na garupa, na terceira vez que corri com muita velocidade, minha irmã puxou a garupa da bicicleta, a manete da bicicleta entrou na minha coxa do lado esquerdo perfurando e atingindo a veia femural".

Ele diz que passou por quatro cirurgias e, ao final, teve a perna amputada. "Aqui me tornei uma pessoa com deficiência", escreveu. Ele diz que, aos 22 anos, tornou-se um paraatleta, jogando basquete em cadeira de rodas no Pará, e, aos 23 anos, estreou no atletismo.

Nota oficial
Leia a seguir a nota oficial do Comitê Organizador da 88ª Corrida Internacional de São Silvestre:

"O Comitê Organizador da 88ª Corrida Internacional de São Silvestre comunica o falecimento do atleta Israel Cruz Jackson de Barros, inscrito na categoria Cadeirante masculino. O fato ocorreu em razão de um acidente durante a prova realizada na manhã desta segunda-feira, em que o atleta se chocou contra o muro do Estádio do Pacaembu.

O atleta, segundo outros participantes, teria perdido o controle de sua cadeira na descida sofrendo uma queda muito forte. Prontamente atendido pela equipe médica do evento, que estava próximo ao local, Israel foi depois levado à Santa Casa de São Paulo ainda consciente, às 7h35, foi atendido pela equipe do hospital, mas, infelizmente, nao resistiu em razão da gravidade dos ferimentos e faleceu às 8h50.

O atleta estava devidamente inscrito na prova, obedecendo os critérios de seleção do evento cujas inscrições foram feitas pela Fundação Cásper Libero e supervisionadas pela organização técnica do evento e pela ADD - Associação Desportiva para Deficientes.

O Comitê Organizador está acompanhando o caso juntamente com a ADD para atendimento à família do competidor, uma vez que o mesmo não residia na Capital".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir