Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2013

Chuva provoca morte e deixa desalojados na Baixada Fluminense
Defesa Civil confirma a morte de um homem em Xer�m, RJ. Em Saracuruna, rio transbordou na madrugada desta quinta-feira (3).
Chuva provoca morte e deixa desalojados na Baixada Fluminense
Foto: g1.globo.com

Uma pessoa morreu em Xer�m, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em decorr�ncia das fortes chuvas que atingiram a regi�o na madrugada desta quinta-feira (3).

A morte foi confirmada nesta manh� pelo secret�rio de Defesa Civil de Duque de Caxias, Marcelo Silva Costa. Segundo ele, o corpo de um homem foi encontrado sob escombros provocados por um desabamento. A v�tima ainda n�o foi identificada.

Segundo a Defesa Civil de Caxias, cerca de 200 pessoas ficaram desalojadas em Xer�m. Todas foram levadas para abrigos localizados no munic�pio. Um deles fica na Pra�a da Mantiqueira.

Em Angra dos Reis, cerca de 2.500 pessoas v�o ter que sair de suas casas em fun��o da chuva. Por volta das 8h voltou a chover forte na regi�o e equipes da Defesa Civil retiravam as pessoas das casas. Nove casas foram atingidas por um deslizamento de terra no distrito do Frade, deixando 15 pessoas com ferimentos leves.

Bombeiros de tr�s quart�is trabalham na regi�o de Xer�m. Segundo os bombeiros, oito casas desabaram. Tr�s pontes foram destru�das pela enchente.

Devido � chuva, o Rio Saracuruna transbordou. Em Xer�m, choveu 212 mil�metros em 24 horas.

De acordo com a Defesa Civil do munic�pio, v�rios pontos de alagamentos se formaram. Pessoas ficaram ilhadas. Alguns moradores deixaram as casas com �gua na cintura, levando os pertences nas costas. Diversos ve�culos foram arrastados. O bairro da Mantiqueira � um dos locais mais atingidos.

O secret�rio de Defesa Civil disse que ainda n�o � poss�vel confirmar o transbordamento de uma barragem na regi�o. "N�o h� ind�cio deste fato. O rompimento da barragem n�o est� confirmado", afirmou Marcelo Silva Costa. Segundo ele, a chuva foi bastante significativa para provocar a enchente na �rea.

"Chegamos � conclus�o de que foi uma cabe�a d��gua, desencadeando uma enxurrada brusca que trouxe uma grande avalanche de terra, �rvores, pedras at� as casas que estavam no beira-rio", disse Costa.

�gua invadiu casas �s 3h, diz morador
Ronaldo Barbosa, morador de X�rem, disse que a �gua come�ou a invadir as casas por volta das 3h desta quinta-feira e chegou a uma altura de 2 metros.

"A situa��o est� uma calamidade, muitas pessoas perderam tudo, o neg�cio est� feio. Fazia 50 anos que n�o chovia tanto", disse Barbosa. "Na madrugada, vizinhos come�aram a me ligar e avisar. Eu n�o tinha visto a �gua subir. Como minha casa tem dois andares, come�amos a levar os m�veis para o andar de cima. O t�rreo ficou submerso", afirmou o morador � Globo News.
Outras cidades

Em Petr�polis, dois rios transbordaram, segundo a Globo News. Cerca de 40 pessoas foram retiradas de suas casas.

Em Teres�polis, sirenes tocaram em quatro bairros para avisar a popula��o da chuva forte. Tamb�m houve desalojados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir