Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-01-2013

Após temporal, Duque de Caxias (RJ) sofre com falta de energia e água
A enxurrada destruiu pontes, arrastou casas e levou muito entulho e lama para o meio da rua. Uma pessoa morreu e três mil estão desabrigadas ou desalojadas.
Após temporal, Duque de Caxias (RJ) sofre com falta de energia e água
Foto: g1.globo.com

O Rio de Janeiro em alerta máximo. Há previsão de temporais no estado ao longo do dia. Nesta manhã, não chove forte, mas a população está assustada. Uma pessoa morreu e mais de três mil estão desabrigadas ou desalojadas.

Depois do temporal de quinta-feira (3), moradores de Duque de Caxias, na Baixada

Fluminense, tentam retomar a rotina. Mas a tarefa não é fácil. Falta energia elétrica, e muitas ruas estão cobertas de lama e lixo.

Foi uma noite difícil, com uma chuva fraca que encharca o solo e aumenta o risco de deslizamentos de terra. As pessoas começam a sair e tentar retomar a vida, mas as ruas estão com muita lama e água acumulada, que não tem para onde escoar, inclusive dentro das casas.

Muitas pessoas abandonaram suas casas e acabaram deixando para trás seus animais. Muitos ainda sofreram com a falta de energia elétrica.

Bairros inteiros às escuras. Ao longe a única luz era a do trator, que, dentro do possível, continuou removendo o entulho.

Diante da tragédia, ainda encontramos resignação. "Tem que ter paciência. Fazer o quê", questiona um morador.

Durante a noite, para muitos moradores, as dificuldades ficaram ainda maiores. Sem energia elétrica, não tiveram nem como continuar limpando as casas.

Só na pequena varanda é possível esperar pelo amanhecer. Um drama que eles não conheciam. "Lama para todo o lado, não tem condição nem de entrar dentro de casa", diz um homem.

"Estamos sem luz e sem água", afirma uma mulher.

"Duro, mas tem que continuar", lamenta um homem.

Xerém, o lugar mais afetado pelas chuvas, é um distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A região fica no pé da Serra de Petrópolis. A tromba d água na cabeceira dos rios e a falta de coleta de lixo, que há meses não era regular na cidade, ampliaram a destruição.

As imagens foram registradas na quinta-feira (3). A enxurrada destruiu pontes, arrastou casas e levou muito entulho e lama para o meio da rua. Em alguns pontos era impossível dizer o que era rua e o que era leito do rio.

Muitas casas ficaram isoladas e uma espécie de ilha se formou ao redor. A lama invadiu casas. e quase encobriu muros. Quem teve a casa atingida, procurava salvar o que era possível.

Zeca Pagodinho mora no local há 20 anos e nunca tinha visto nada parecido. Ele se emocionou: "A gente está aqui desde 6h batalhando", lamentou o cantor.

Na manhã desta sexta, as ruas continuam tomadas pelo barro e pela lama. A quantidade de entulho e lixo arrastados pelo rio é muito grande ainda. Os trabalhos da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da prefeitura de Duque de Caxias continuam, mas ainda há muito o que fazer.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir