Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-01-2013

Bairro cristão de Damasco é bombardeado, diz organização
Obus e carro-bomba atingiram a capital da Síria neste sábado. Também foram ouvidos durante a noite disparos perto de aeroporto militar.
Bairro cristão de Damasco é bombardeado, diz organização
Foto: g1.globo.com

Um obus (granada ogival) caiu neste sábado (5) em um bairro cristão de Damasco, capital da Síria. Pela manhã, um carro-bomba explodiu em Ruknedin, um bairro do norte da cidade.

A informações foram divulgadas pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"Um obus foi lançado sobre Bab Tuma", um bairro cristão da região antiga de Damasco, indicou a ONG, que se baseia em uma ampla rede de militantes e médicos em todo o país, sem informar a origem do lançamento.

Pela primeira vez desde o fim de outubro, um atentado com carro-bomba sacudiu esta zona, que até o momento havia se mantido à margem dos combates, deixando 13 mortos, segundo uma fonte oficial.

Também na capital, foram ouvidos durante a noite disparos perto do aeroporto militar de Maze, na periferia sudoeste de Damasco, onde o exército avançou na sexta-feira.

Nesta região, tropas bombardearam durante a noite Daraya, uma localidade que o exército regular tenta tomar há várias semanas, informou a ONG.

Embora o jornal Al-Watan, próximo ao poder, tenha afirmado em sua edição de sexta-feira que a periferia sul de Damasco já estava garantida, violentos combates ocorreram pela noite na região, deixando quatro mortos entre os rebeldes.

No leste do país, rebeldes, em sua maioria jihadistas, atacaram um edifício militar em Deir Ezzor, segundo o OSDH, que informou que os violentos combates que ocorreram deixaram mortos e feridos entre soldados das tropas regulares, enquanto os rebeldes fizeram vários prisioneiros.

Na província de Deraa (sul), onde ocorreram violentos combates, 16 civis, entre eles mulheres, crianças e dois rebeldes, ficaram feridos nos bombardeios, segundo o OSDH.

As tropas também bombardeavam localidades das províncias de Aleppo (norte), acrescentou a ONG.

Na sexta-feira, 130 pessoas morreram na Síria, das quais 58 civis, 37 rebeldes e 35 soldados, segundo o OSDH. Destas vítimas, 60 delas morreram em Damasco e em sua periferia. Segundo a ONU, em 21 meses o conflito deixou mais de 60.000 mortos na Síria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir