Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-01-2013

Após vistoria, Light religa energia de 1.500 clientes em Xerém
A Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no distrito de Xerém, em Duque de Caxias, informou que religou 28 dos 31 circuitos elétricos que fornecem luz para a região, totalizando 1.500 clientes com a energia restabelecida.
Após vistoria, Light religa energia de 1.500 clientes em Xerém
Foto: noticias.r7.com

A região foi fortemente atingida pela chuva entre a noite de quarta-feira (2) e a madrugada de quinta (3).

A empresa informou que já normalizou a energia de uma igreja no bairro do Café Torrado, um dos mais atingidos, que está sendo utilizado como abrigo para os moradores desalojados. Segundo a concessionária, foram realizadas inspeções na rede elétrica que abastece Xerém, em parceria com a Defesa Civil. As casas que tinham condições de segurança tiveram a energia religada.

A estação de água da Cedae, que fica na região, também teve o fornecimento de energia restabelecido. Um dos três circuitos remanescentes da Light foi carregado pela enxurrada com parte das casas dos clientes que eram atendidos por esta rede.

Outros dois trechos, que atendiam 157 clientes, não foram liberados pela Defesa Civil por questões de segurança. No entanto, não há moradores nestas casas, de acordo com a Light. A empresa também disponibilizou três torres de iluminação com gerador, para auxiliar a reconstrução de uma ponte que liga dois trechos de Xerém.

De acordo com um balanço divulgado na tarde de domingo (6), mil pessoas estavam desalojadas e 478 desabrigadas em Xerém após o temporal. Duzentas casas foram destruídas e 300 danificadas pela enxurrada. Duas pessoas morreram em Duque de Caxias por causa da chuva.

Emissão de documentos

Os atingidos pela chuva em Xerém poderão tirar a segunda via dos documentos perdidos durante a chuva a partir desta segunda-feira (7). A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos vai disponibilizar vans e carros às 9h para buscar as pessoas que estão nos abrigos e levá-las até a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) de Xerém, onde estarão os profissionais do cartório local, da Defensoria Pública e do Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro).

Os desabrigados do distrito de Xerém já receberam 6.000 litros de água e 600 cestas básicas, como informou a Defesa Civil Estadual no domingo (6). Além disso, as vítimas do temporal da última quarta-feira (2) ganharam 1.100 colchonetes com kits de roupa de cama.

Ao todo, as chuvas expulsaram quase 5.000 pessoas de casa em nove municípios do Rio. Em Xerém, os moradores se uniram para ajudar os desabrigados no sábado. Em uma igreja evangélica na praça da Mantiqueira, eles concentram as doações de roupas, alimentos e material de limpeza. O local serve como central de distribuição para os desabrigados, que, além desses itens, recebem vacinação e medicamentos.

Em Nova Iguaçu, um menino de nove anos que estava desaparecido sobreviveu à enxurrada provocada pelas fortes chuvas e reapareceu na noite de sexta-feira (4). A criança havia sido vista pela última vez na rua Peixes, no bairro de Austin. Daniel tinha ido ao mercado quando começou a chover e caiu de uma ponte que passa sobre um rio.

Força-tarefa para limpar Caxias

Na última sexta-feira (4), o prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, anunciou que criou uma força-tarefa para realizar a limpeza da cidade em até dois dias. Ele também se reuniu com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para acertar medidas emergenciais para recuperar a cidade em cinco dias.

Segundo Cardoso, as vítimas das chuvas no distrito de Xerém devem receber R$ 5.000 como ajuda para reestruturar suas casas. Cardoso estimou que entre 200 e 300 famílias recebam o benefício.

O prefeito também disse que cerca de 300 famílias desalojadas receberão o aluguel social. A partir de segunda-feira (7), a prefeitura deve definir os critérios para distribuição dos benefícios.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir