Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 07-01-2013

Com Marta e Neymar coadjuvantes, Fifa deve consagrar Messi em premiação
Argentino pode se tornar o primeiro jogador a ganhar quatro vezes a Bola de Ouro.
Com Marta e Neymar coadjuvantes, Fifa deve consagrar Messi em premiação
Foto: esportes.r7.com

O argentino Lionel Messi deve ganhar novo status a partir desta segunda-feira (7). O jogador do Barcelona, que concorre com o português Cristiano Ronaldo e com o espanhol Andrés Iniesta, deve se tornar o primeiro atleta da história a ganhar quatro vezes o prêmio de melhor do mundo promovido pela Fifa, todos de maneira consecutiva. O evento acontece desde 1990 e, a partir de 2009, juntou-se com a honraria concedida pela revista France Football e passou a ser chamado de Bola de Ouro.

Nem o ano pouco produtivo do Barcelona parece capaz de impedir a consagração de Messi – a equipe catalã fracassou no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões e só faturou a Copa do Rei na temporada espanhola.

Messi tem um trunfo arrebatador para ser o escolhido na eleição que tem como votantes técnicos das seleções filiadas à Fifa, os capitães destes times e jornalistas escolhidos pela France Football. Em 2012, o craque argentino marcou 91 gols e se tornou o maior artilheiro da história do futebol mundial em um ano. O recorde anterior pertencia ao alemão Gerd Muller, que marcou 85 vezes em 1972.

Enquanto Messi deve se consagrar, o Brasil terá apenas papel de coadjuvante na premiação em Zurique (Suíça). Neymar tem a chance de levar o bicampeonato do troféu Puskas, que coroa o gol mais bonito do ano, graças a uma arrancada espetacular em jogo contra o Internacional, pela Libertadores.

Marta concorre a melhor jogadora do Mundo pela nona vez seguida. A brasileira ganhou cinco vezes o troféu, entre 2006 e 2010, mas fracassou com a seleção brasileira na Olimpíada de Londres e não é considerada a favorita nas disputas contra as americanas Alex Morgan e Amy Wambach.

Uma curiosidade da premiação é que o voto referente ao técnico da seleção brasileira foi dado por Mano Menezes, demitido do cargo em novembro último e substituído por Luiz Felipe Scolari.

Fonte: esportes.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir