Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2013

Rebeldes sírios libertam 48 reféns iranianos
Os rebeldes sírios libertaram 48 reféns iranianos sequestrados em agosto perto de Damasco, indicaram nesta quarta-feira várias redes da televisão pública iraniana.
Rebeldes sírios libertam 48 reféns iranianos

"Os 48 peregrinos iranianos foram libertados", anunciou a televisão estatal sem informar quando ou em que condições ocorreu esta libertação.

Segundo a agência Reuters, em contrapartida à liberação dos iranianos, o governo sírio irá libertar 2,130 prisioneiros civis nesta quarta-feira. "A maioria dos prisioneiros que serão trocados pelos iranianos são cidadãos sírios, e há alguns turcos também", disse o membro do conselho da agência de ajuda humanitária turca IHH Osman Atalay à Reuters.

O chefe da agência humanitária, Bulent Yildirim, que está em Damasco para ajudar a coordenar o acordo, disse que a troca de prisioneiros já havia começado, segundo Atalay.

A agência de notícias estatal turca Anatolian disse que o acordo foi mediado por Turquia e Catar.

A brigada de rebeldes sírios al-Baraa prendeu os iranianos no início de agosto e inicialmente ameaçou matá-los. Os rebeldes afirmam que os prisioneiros eram Guardas Revolucionários enviados pelo Irã para ajudar as forças do presidente sírio Bashar al-Assad a oprimir a revolta. O Irã, um dos aliados mais próximos de Assad, disse que eles eram peregrinos que visitavam templos muçulmanos xiitas.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir