Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2013

Americano pressiona C. do Norte por moratória em testes nucleares
Bill Richardson, afirmou nesta quarta-feira que sua delegação está pressionando o país asiático a colocar uma moratória em seus testes nucleares, além de permitir uma internet mais livre e mais aparelhos celulares aos seus cidadãos.
Americano pressiona C. do Norte por moratória em testes nucleares
Foto: noticias.terra.com

Apesar de ter declarado anteriormente que sua visita à Coreia do Norte se trata de uma missão humanitária, segundo informações da agência AP.

O chairman do Google, Eric Schmidt, faz parte do grupo que visita o país. Richardson acrescentou que a comitiva também quer um tratamento justo e humano a um cidadão americano preso na Coreia do Norte.

Schmidt, o executivo de maior prestígio a visitar o país comunista desde a ascensão do líder Kim Jong-un ao poder, há cerca de um ano, não falou publicamente sobre as razoes de sua visita, além da questão humanitária.

A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland, afirmou na última segunda que a visita é inoportuna. Richardson reagiu, dizendo que não trabalha para o governo americano, e que a visita é particular.

A visita se dá semanas depois que a Coreia do Norte lançou, com sucesso, um foguete com um satélite ao espaço, ação que foi condenada pela maioria dos países ocidentais, além dos vizinhos Japão e Coreia do Sul e até mesmo pela tradicional aliada China. Segundo fontes estrangeiras de inteligência, os norte-coreanos estariam se preparando para testar uma arma nuclear pela terceira vez.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir