Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-01-2013

Mensalão é "muito maior", diz procurador-geral da República
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira (10) que o esquema do mensalão é “muito maior” do que aquele que foi analisado pelo STF no segundo semestre do ano passado.
Mensalão é
Foto: chicoterra.com

Gurgel também disse não ter visto motivos para acreditar na participação de Lula no esquema e que o pivô do escândalo, Marcos Valério, tentou melar o julgamento do processo no STF.

O procurador-geral afirmou que o mensalão foi "muito mais amplo, do que aquilo que acabou sendo objeto da denúncia" analisada pelos ministros.

— O que constou da denúncia foi o que foi possível provar, com elementos razoáveis para dar a base [a ela].

Na entrevista, Gurgel afirma que o principal desafio era provar a participação e as responsabilidades do núcleo político no esquema.

Segundo ele, o ex-ministro José Dirceu batia o martelo no caso de um acordo com um determinado partido. De acordo com Gurgel, esse núcleo era cuidadoso, a ponto de não deixar vestígios ou "provas diretas, como disse.

Quanto a uma suposta participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do mensalão, Gurgel afirma que não encontrou elementos que comprovassem que ele teria contribuído com o esquema de compra de votos.

— Em relação ao presidente, precisaria ter a prova mais que robusta porque seria uma irresponsabilidade denunciar um presidente. É muito mais difícil.

O procurador-geral disse ainda que Marcos Valério tentou melar o esquema, sobretudo com o depoimento que deu em setembro ao MPF (Ministério Público Federal), em que fez denúncias contra o ex-presidente Lula.

— Percebi claramente que se fôssemos admitir qualquer tipo de elemento de prova adicional, teríamos que anular o início do julgamento e reabrir a instrução criminal. Aquilo significava em português claríssimo melar o julgamento.

Segundo previsão do procurador-geral da República, os condenados pelo STF por participação no esquema do mensalão deverão iniciar o cumprimento das penas — o que inclui a prisão de alguns deles — daqui a um ano.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir