Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-01-2013

Prédios comerciais desabam de madrugada na Zona Sul de SP
A Defesa Civil interditou oito imóveis no local. A energia elétrica foi cortada de um lado da rua, para evitar qualquer tipo de acidente.
Prédios comerciais desabam de madrugada na Zona Sul de SP
Foto: midiacon.com.br

Manhã agitada em todo o Brasil. Durante a madrugada, dois prédios desabaram na Zona Sul da capital paulista. Não foram prédios grandes, mas o desabamento causou a interdição de uma quadra inteira, e seis imóveis estão interditados.

Felizmente não havia ninguém nos imóveis que desabaram, mas ainda há riscos de novos acidentes. A energia elétrica foi cortada e uma parte da rua está interditada.

A Defesa Civil continua no local e vai fazer uma nova vistoria. Uma equipe de obras vai ver como será feita a demolição do prédio do sacolão, e analisar se o asfalto está comprometido. Como o risco ainda não foi descartado, o local está bloqueado.

Parte de uma loja de roupas e de um sacolão já tinham desabado durante a noite. Só que, durante a madrugada, veio mais um susto. "Eu que montei sozinha, sou viúva, tenho dois filhos. E agora? Não sei", lamenta Daniela Sabino, dona da loja.

Não havia ninguém nos prédios. Eles começaram a ruir por volta das 21h de quarta, mas desde o começo da semana os donos do sacolão já estavam ouvindo estalos e na quarta de manhã perceberam que tinha alguma coisa errada no chão.

"A gente veio aqui, quebrou um pedaço do chão, colocamos uma lâmpada e a gente viu que tinha um buraco bem fundo. E parecia que estava correndo água", conta Rafael Andrade Pinheiro, dono do sacolão.

Os moradores chamaram a Defesa Civil, que ainda de manhã interditou a área. Ao todo, oito imóveis foram interditados, entre casas e comércio. A energia elétrica foi cortada de um lado da rua, para evitar qualquer tipo de acidente.

Isso prejudicou a vida das famílias que moram ali, e mesmo aquelas que vivem mais longe de onde tudo aconteceu tiveram que passar a noite na rua. "A gente não tem recurso para sair, porque se eu tivesse recurso para sair, não estaria morando aqui", conta Jodicael Mercês, aposentado.

Os técnicos da Defesa Civil fizeram outra inspeção durante a madrugada. A causa dos desabamentos pode ser um córrego que passa por baixo do asfalto e deságua no fundo dos imóveis. "Esse córrego está canalizado, e foi observado que estava cedendo, motivo pelo qual foi isolada toda essa área", explica Clóvis Pontual, coordenador operacional da Defesa Civil.

onstruídos sobre o córrego canalizado e devem ser retirados até 2016.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir