Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2013

Número de mortos em deslizamento na China sobe para 46
Aumentou para 46, sendo 27 adultos e 19 crianças, o número de mortos por um deslizamento de terra na província de Yunan, sudoeste da China, depois que duas pessoas que estavam desaparecidas foram encontradas mortas.
Número de mortos em deslizamento na China sobe para 46
Foto: noticias.terra.com

A fonte, que cita as autoridades locais, acrescentou que o deslizamento, ocorrido por causas ainda não esclarecidas, derrubou na manhã de ontem as casas de 16 famílias na aldeia de Gaopo, na comarca de Zhenxiong. O porta-voz do Governo de Zhenxiong, Wu Liang, disse que esse tipo de desastre natural ocorre ocasionalmente na região, propensa a terremotos e fortes chuvas, informou neste sábado a agência oficial Xinhua.

Por outro lado, os moradores da área assinalaram que a exploração desenfreada do carvão pode ter originado o deslizamento, já que esse tipo de indústria produz erosão no solo e desestabiliza as encostas.A denúncia recebeu uma rápida resposta de um oficial do Governo da comarca, Xiong Changkai, que assegurou que o desmoronamento não tem qualquer relação com a exploração carvoeira: "Temos um sistema de prevenção de deslizamentos, mas desta vez foi um acidente".

Localizada na fronteira entre as províncias de Yunan e Guizhou, a comarca de Zhenxiong é uma das mais ricas em minerais na China.Participam dos trabalhos de resgate 1 mil pessoas, enquanto as autoridades locais enviaram material de auxílio para a região afetada, como cobertores e barracas.

Na aldeia de Gaopo, a 550 quilômetros de Kunming, capital da província, viviam 221 pessoas.O condado de Zheng Xiong é vizinho ao de Yiliang, onde em outubro morreram 19 pessoas, entre elas 18 alunos de uma escola primária, em uma tragédia semelhante.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir