Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-01-2013

Cinco são presos com 52 kg de droga em galões na fronteira de MT
Quadrilha tinha intenso comércio de drogas da Bolívia para Cuiabá. Droga estava escondida em 2 galões com fundo falso em sítio de Cáceres.
Cinco são presos com 52 kg de droga em galões na fronteira de MT
Foto: g1.globo.com

Cinco pessoas foram presas em flagrante na zona rural do município de Cáceres, a 204 quilômetros de Cuiabá, com 52 quilos de pasta base de cocaína que estavam escondidos em um fundo falso de dois galões. A quadrilha foi desarticulada em uma ação do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron) nesta sexta-feira (11).
De acordo com o capitão Welington Rodrigues Mendonça, os suspeitos foram localizados quando tentaram fugir de uma abordagem de rotina na comunidade Corixo, a 90 quilômetros de Cáceres. "Nós seguimos o carro que estava com quatro pessoas. O carro desviou da abordagem e entrou no sítio e nós fizemos a mesma coisa", afirmou Mendonça.

O sítio está localizado em uma região identificada pela polícia como receptora de droga devido à proximidade com a Bolívia. Mendonça contou ao G1 que a presença de mochilas utilizadas para carregar droga na região levantou a suspeita de que o local servia como ponto de apoio para a quadrilha. "Quem utiliza essas mochilas é conhecido como ‘mula’, alguém que tem a especialidade de atravessar áreas alagadas e percorre matas despistando a fiscalização para abastecer os pontos de venda de droga", explicou o capitão.

Em uma vistoria minuciosa no sítio, os agentes encontraram dois galões no curral da propriedade. Em cada um deles havia um fundo falso que escondia os tabletes de droga. Entre os suspeitos, o Gefron identificou que o dono do sítio já ostenta seis passagens pela polícia por tráfico de drogas.

Esquema criminoso
O Gefron informou ao G1 que a droga comercializada pelo grupo é de procedência boliviana. Informações apuradas pelos agentes apontam que a cada dois meses, um boliviano era contratado para levar certa quantidade de droga até a propriedade. De posse do entorpecente, dois integrantes, os chamados ‘mulas’ ficavam responsáveis por driblar a fiscalização na região e levar a droga em mochilas, geralmente, para Cuiabá que concentra o maior mercado consumidor de droga do estado.

À polícia, a quadrilha informou que os 52 quilos apreendidos nesta sexta-feira seriam vendidos a traficantes dos bairros Planalto e Osmar Cabral, em Cuiabá. O Gefron não sabe quanto tempo o esquema criminoso funcionou no local, mas ressaltou que mantém fiscalização na região para tentar prender outros suspeitos.

Todos os suspeitos vão responder na Justiça pelos crimes de formação de quadrilha e tráfico de drogas. Um deles que portava uma munição também será autuado por porte ilegal de munição. Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal de Cáceres.


Com o grupo, a polícia encontrou mochilas que seriam utilizadas no transporte da droga. (Foto: Gefron-MT)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir