Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2013

Denúncia contra Presídio Central não manchará RS, diz secretário
O secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Airton Michels, disse que a promessa de denúncia das condições do Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) "não vai manchar" a imagem do Estado.
Denúncia contra Presídio Central não manchará RS, diz secretário
Foto: noticias.terra.com

A situação do local levou entidades que compõem o Fórum da Questão Penitenciária a prometerem, nesta semana, entrar contra o governo brasileiro na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Michels criticou o momento em que é feita a representação - segundo ele, nos oito anos anteriores ao início da gestão de Tarso Genro (PT), a situação era muito pior e nada era feito.

"Quando o documento fala que o presídio atualmente está com 4 mil presos, em meados de 2006 já havia atingido 4 mil presos. Em novembro de 2010, atingiu 5,3 mil presos", disse o secretário, acrescentando que, quando foi superintendente da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), no governo do Olívio Dutra, entregou o presídio 85% reformado e com uma população carcerária de 2,1 mil presos. "Recebemos o Central agora, em 1º de janeiro de 2011, com 5,3 mil presos, totalmente deteriorado e destruído."

Segundo Michels, de 2002 a 2010 o presídio sofreu com a deterioração e faltaram projetos efetivos que apresentassem uma solução para a questão carcerária. Ele diz que o atual governo assumiu o PCPA como um dos piores problemas da segurança pública do Estado, e por isso já vinha buscando soluções como o uso de tornozeleiras eletrônicas, criação de novas vagas e presídios específicos para o tratamento de viciados em drogas.

"Óbvio que isso tem uma simbologia equivocada para o Estado. (...) No momento mais crucial das penúrias do Presídio Central havia uma inércia dessas instituições, e agora, quando todas essas características (de melhorias) estão presentes, resolvem fazer essa representação internacional", reclamou ele.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir