Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-01-2013

Rebeldes islamitas do Mali ameaçam "atacar coração da França"
Os rebeldes islamitas que controlam o norte do Mali, cujas posições estão a ser atacadas desde domingo pelas forças francesas, ameaçaram esta segunda-feira "atacar o coração da França".
Rebeldes islamitas do Mali ameaçam
Foto: www.jn.pt

"A França atacou o Islão. Vamos atingir o coração da França. Em nome de Alá, vamos atacar o coração da França", disse Abou Dardar, um dos responsáveis do Movimento para a Unidade e Jihad na África Ocidental (MUJAO) contactado por telefone pela agência France Press.

Questionado sobre qual o local que considera o "coração" da França, Abou Dardar, cujas declarações foram traduzidas por um elemento próximo, afirmou: "Em todos o lado. Em Bamako, em África e na Europa".

A França, que declarou "em guerra contra o terrorismo" no Mali, bloqueou sexta-feira a progressão dos grupos armados islamitas, que controlam há nove meses o norte do país, em direção ao centro, tendo bombardeado domingo pela primeira vez as posições islamitas no norte, em Gao e Kidal, localidades centrais dos territórios controlados pelos rebeldes.

O responsável do MUJAO evocou ainda o futuro dos oito reféns franceses detidos no Sahel.

"Vamos emitir hoje um comunicado sobre os reféns. A partir de hoje (segunda-feira), todos os mujaidines estão unidos", acrescentou.

A al-Qaeda do Maghreb islâmico (Aqmi) detém desde 16 de setembro de 2010 quatro funcionários do grupo nuclear francês Areva, sequestrados na Nigéria, e desde novembro de 2011 dois franceses capturados no norte do Mali. Uma sétima pessoa foi sequestrada a 20 de novembro no oeste do Mali pelo MUJAO.

Abou Dardar escusou-se a fazer um balanço do número de vítimas dos raides aéreos franceses contra as posições dos rebeldes.

"Não tenho nada a dizer sobre esse assunto, mas todos os mujaidines que morreram, foram para o paraíso", disse.

Entretanto, foi hoje noticiado que a Bélgica está a estudar um possível apoio militar à França.

Segundo o jornal diário "La Libre Belgique", que cita fontes do Ministério da Defesa, o exército belga está a equacionar a possibilidade de enviar um avião para o Mali C-130, atualmente estacionado na República Democrática do Congo, ou uma equipa médica.

Nesse sentido, terá havido já contactos informais com Paris, adiantaram as fontes.

A informação não foi confirmada formalmente pelo executivo de Bruxelas.

A Bélgica colaborou em 2011 na ofensiva internacional na Líbia, liderada pela França e pelo Reino Unido.

Fonte: www.jn.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir