Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-01-2013

Cuba: lei que permite viajar sem pedir ao governo entra em vigor
Uma lei migrat�ria que permite aos cubanos viajar ao exterior sem pedir permiss�o ao governo pela primeira vez em meio s�culo entrou em vigor nesta segunda-feira em Cuba, segundo as autoridades.
Cuba: lei que permite viajar sem pedir ao governo entra em vigor
Foto: br.noticias.yahoo.com

A lei, publicada no dia 16 de outubro no Di�rio Oficial e que entrou em vigor �s 00h00 locais desta segunda-feira (03h00 de Bras�lia), estabelece que agora todos os cubanos podem viajar para fora do pa�s se tiverem um passaporte v�lido, j� que deixaram de ser necess�rios o visto de sa�da ou "cart�o branco" e a carta-convite de algu�m no exterior.

Esta reforma migrat�ria havia sido longamente esperada pela popula��o e muitos cubanos se preparam para solicitar o passaporte a partir desta segunda-feira, segundo testemunhos recolhidos pela AFP.

A exce��o recai sobre os dissidentes, como a l�der das Damas de Branco, Berta Soler, e a blogueira Yoani S�nchez, que, embora tenham declarado que desejam viajar, disseram que t�m medo de serem privadas seletivamente deste direito.

"A reforma migrat�ria � mais do mesmo, produto de que sempre vai existir um filtro, o governo cubano vai selecionar quem pode ou n�o sair do pa�s", disse Soler. S�nchez, no entanto, escreveu na rede social Twitter: "A Reforma Migrat�ria n�o acolhe as demandas do povo, mas os desejos do governo".

A nova lei migrat�ria � uma das mais revolucion�rias reformas introduzidas pelo presidente Ra�l Castro desde que substituiu no comando seu irm�o Fidel, que imp�s as primeiras restri��es para sair da ilha em 1961, em meio a grandes tens�es com os Estados Unidos.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir