Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 16-01-2013

Bombeiros registram 25 mortes por afogamento, no ES
Levantamento se refere ao per�odo do dia 1� de dezembro a 15 de janeiro. Comandante afirma que n�mero � elevado e se deve a poucas chuvas.
Bombeiros registram 25 mortes por afogamento, no ES
Foto: g1.globo.com

Vinte e cinco pessoas morreram afogadas neste ver�o, no per�odo do dia 1� de dezembro at� esta ter�a-feira (15), em todo o Esp�rito Santo, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Para o comandante da corpora��o, esse n�mero � elevado e se deve ao ver�o com poucas chuvas, j� que no mesmo per�odo de 2012, o estado registrou per�odo mais chuvoso.

"No ano passado foi um per�odo chuvoso, inclusive, os desastres foram grandes. Neste ano, n�s temos um fen�meno chamado veranico, que � um per�odo de estiagem, o que permite mais dias de sol e mais dias de pessoas nas praias", explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, Edmilton Ribeiro.

O comandante explicou ainda que 60% dos casos est�o relacionados aos afogamentos em rios e lagoas. "A gente tem visto muita imprud�ncia. Adultos ingerindo bebida alco�lica, pessoas que n�o conhecem o mar e, no afoito, v�o mais internamente para nadar, mas tamb�m tem as correntes de retorno. S�o pessoas que sabem nadar mas s�o imprudentes e podem ficar cansadas. Estas podem ser surpreendidas por um mal estar f�sico", apontou.

Orienta��es
Neste per�odo de f�rias e ver�o, o bombeiro alerta para alguns cuidados que podem evitar consequ�ncias mais desagrad�veis. A orienta��o do comandante dos bombeiros, � de que os nadadores devem nadar margeando a praia, paralelo a areia para evitar o fen�meno nadador cansado.

"Al�m disso, se quem for fazer o socorro, n�o for treinado para isso, ou n�o ter capacita��o para prestar um servi�o para afogados, que ele evite o contato f�sico. Se poss�vel, deve jogar uma corda, um galho, para puxar uma pessoa na lagoa, uma prancha ou alguma coisa que flutue. A tend�ncia de um afogado � puxar a pessoa para baixo e agarrar, o que pode levar ao �bito do salva-vida e do afogado", alertou Edmilton.

O �ltimo caso de morte por afogamento registrado pelos bombeiros foi de uma mulher que se afogou na Praia de Itapo�, em Vila Velha, Grande Vit�ria, na tarde desta ter�a-feira (15). Testemunhas disseram que viram a mulher entrando no mar com uma prancha de isopor e garrafas pet amarradas na perna. O corpo foi encaminhado para o Instituto M�dico Legal (IML) de Vit�ria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir