Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 16-01-2013

Barra Mansa, RJ, alerta para os riscos de doenças após chuva
Secretaria de Saúde destaca os riscos de hepatite A, diarreia e leptospirose; segundo coodenador de Epidemiologia, a pior é a leptospirose.
Barra Mansa, RJ, alerta para os riscos de doenças após chuva



A Coordenadoria de Epidemiologia de Barra Mansa, Região Sul Fluminense, alertou a população, na manhã desta quarta-feira (16), para a possibilidade de contágio de leptospirose. Segundo a Coordenadoria, o contato direto com uma grande quantidade de água, em períodos de chuva, pode causar riscos à saúde da população. A secretaria municipal de Saúde de Barra Mansa pede que os moradores estejam atentos a alguns tipos de doenças recorrentes por contaminação das águas das chuvas.

Ainda de acordo com a secretaria, as doenças que costumam ser diagnosticadas por este tipo de contato são a hepatite A e diarreia. Para a secretaria tem uma outra ainda mais grave- a leptospirose.

A transmissão da leptospirose ocorre por uma bactéria encontrada na urina de roedores, que é transmitida ao homem depois de contato prolongado com algum tipo água contaminada. A bactéria se instala em pequenos ferimentos e lesões de pele e mucosas. A bactéria transmissora da leptospirose atinge principalmente os rins, fígado, cérebro e pulmão. Na sua forma mais grave pode causar falência renal, meningite, falência hepática e deficiência respiratória. Seu tratamento é elaborado a base de antibióticos, que elimina a bactéria presente nos rins, como consequência aniquila a transmissão do corpo.

O coordenador do setor de Epidemiologia da secretaria municipal de Sáude, Eduardo Lacerda, explicou que os sintomas mais frequentes da doença são dores de cabeça, febre, dores no corpo, náusea, dores na panturrilha, podendo variar de um paciente para outro. De acordo com nota da secretaria, o coordenador informou que quem estiver com sintomas deve procurar um médico. "É importante procurar um médico logo que os sintomas começarem a aparecer. Estes sintomas são parecidos com o de outras doenças e, por isso, somente com testes e o diagnóstico do médico é possível começar o tratamento contra a leptospirose", aconselhou Lacerda, que pediu ainda à população que evite contato com as águas de enchentes ,"Pedimos à população que evite o contato com águas de enchente e águas paradas. Quando isso é inevitável, é extremamente importante que as pessoas usem botas, luvas plásticas ou até mesmo sacos plásticos nas mãos. Se caso alimentos ou remédios também entrarem em contato com a água das chuvas, devem ser descartados imediatamente para diminuir os riscos de contágio", alertou Lacerda.

A secretaria informou, ainda, que em 2012, Barra Mansa não registrou casos da doença. "Este ano, até agora ainda não tivemos nenhuma ocorrência", garantiu o coordenador na nota.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir