Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 16-01-2013

JMJ: Jornada Mundial da Juventude 2013
Ide e fazei discipulos entre todas as na��es! (cf. Mt 28, 19) 'No peito eu levo uma cruz no meu cora��o o que disse Jesus!'
JMJ: Jornada Mundial da Juventude 2013
Foto: www.rio2013.com

"A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperan�a que nasce da f�. Sede generosos ao dar um testemunho de vida crist�, especialmente em vista da pr�xima Jornada no Rio de Janeiro".

Essa convoca��o foi feita pelo Papa Bento XVI no an�ncio do lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013: "Ide e fazei disc�pulos entre todas as na��es" (Mt 28, 19), durante a audi�ncia geral no dia 24 de agosto.

Na ocasi�o a catequese foi dedicada a JMJ 2011, que havia terminado no dia 21 do mesmo m�s. Bento XVI recordou com carinho a participa��o e a alegria dos cerca de dois milh�es de jovens em Madrid, ao que ele chamou de "uma formid�vel experi�ncia de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na f�: uma verdadeira cascata de luz."

Por isso � t�o importante que os jovens do Brasil e do mundo assumam desde agora esse chamado � miss�o e participem da Jornada como testemunhas vivas do Cristo.

Para o padre Geraldo Dondici Vieira, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, esse � um lema para ser guardado no cora��o, refletido e meditado. "Esse tema, de fazer disc�pulos, de chamar outros disc�pulos para a comunh�o e o conv�vio com o Senhor, � o tema mais querido do Evangelho de Mateus. Esse mandato, essa miss�o j� est� anunciada em todo o Evangelho. E, na verdade, s� faz disc�pulo quem j� � disc�pulo, quem convive com o Senhor", afirmou o sacerdote.

Padre Dondici ressalta que esse testemunho e o pr�prio an�ncio do Cristo, s�o grandes desafios pra juventude, que vive em um mundo plural, com milhares de informa��es, seja atrav�s das escolas, lazer, internet, especialmente no contato com as redes sociais, como o facebook, twitter: "Com essas mil participa��es, ele, jovem disc�pulo, � chamado a plantar no cora��o de quem ele encontrar, com quem ele se comunicar, o desejo de ser disc�pulo de Jesus".

"O que ganha o disc�pulo de Jesus? Ganha a perten�a ao reino, ganha a certeza do amor de Deus, ganha a certeza de ser para os outros sinal de miseric�rdia e de amor. Ganha o levar e doar a paz do Senhor. S�o esses frutos e dons que o mundo muito precisa. O perd�o, a miseric�rdia, a paz � que ir�o diminuir na sociedade, no mundo de hoje, a viol�ncia, a guerra, a corrup��o, a maldade, tudo aquilo que tira a possibilidade do jovem crescer e colocar toda a sua riqueza e vitalidade a servi�o da humanidade", afirmou."

No mandato final do texto de Mateus � "Ide e fazei disc�pulos entre todas as na��es" �, explicou o padre, est� um grande sonho antropol�gico de todos, de que o contato com o Senhor, a amizade com Ele, desperte o que cada um tem de melhor em si mesmo.

"Vivemos em um mundo onde h� muitos desperd�cios, perdas humanas, por falta de chance. O conv�vio com o Senhor desperta o que temos de melhor. O an�ncio �Ide e fazei disc�pulos entre todas as na��es� � um an�ncio para a vida toda. Em nenhum momento podemos fazer um intervalo dele, porque ele sup�e que aquele que � amigo do Senhor, pela sua vida, pelo seu estar no mundo, comunique aos outros a luz, a beleza e a alegria de ser disc�pulo do Senhor. Essa � a miss�o que a nossa Igreja precisa.



Fonte: www.rio2013.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir