Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2013

LAN suspende voos com Boeing 787 após série de incidentes
A LAN, unidade da LATAM, anunciou na quarta-feira à noite que deixará em terra os três aviões Boeing 787 da companhia, após uma série de incidentes com o modelo e a recomendação das autoridades dos Estados Unidos.
LAN suspende voos com Boeing 787 após série de incidentes
Foto: noticias.terra.com

As viagens com o 787 serão retomadas assim que as autoridades dos Estados Unidos se pronunciarem novamente sobre o assunto, disse a LAN.

Entenda
Depois de seis incidentes registrados apenas no início de 2013, a Boeing enfrenta desconfiança com seu 787 Dreamliner. As aéreas japonesas All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL) decidiram nesta quarta-feira suspender as operações das suas aeronaves do modelo, que tem no total cerca de 50 unidades entregues até o momento, enquanto o governo americano ordenou uma "inspeção a fundo" tanto do desenho da aeronave como do processo de produção.

No entanto, o efeito nas ações da companhia é pequeno, com queda de 3% em cinco dias. Segundo informa a revista Fortune, os investidores entendem que os incidentes foram pequenos problemas mecânicos, e não de design da aeronave, com custo pequeno de reparo. Também não é a primeira vez que o projeto tem pequenos deslizes. No final de 2011, quando entregou a primeira unidade do Dreamliner, o projeto já estava com três anos de atraso.

Em desenvolvimento por quase uma década, o avião tem estrutura leve e promete economia de 20% de combustível. A aeronave de longo alcance custa cerca de US$ 200 milhões e tem aproximadamente 800 pedidos ainda a serem entregues. Recentemente a Boeing acelerou a linha de produção do modelo, mas descartou que esse tenha sido o motivo dos incidentes.

"A Boeing compartilha do mesmo compromisso com a segurança em viagens de avião que o governo americano. Também defendemos 100% a integridade do 787 e do rigoroso processo que levou a sua certificação e entrada em serviço", afirmou um comunicado da empresa no último dia 11. Sobre o incidente desta quarta-feira, Lori Gunter, porta-voz da Boeing, limitou-se a dizer que a empresa está "ciente do evento e trabalhando com o cliente", segundo a CNN.

A Boeing informou ter registrado 1.203 encomendas para jatos e entregue 601 novos aviões em 2012, um desempenho que coloca a empresa americana à frente da rival Airbus na disputa pelo posto de maior fabricante de aeronaves do mundo. Com as 601 entregas, a Boeing supera a estimativa da Airbus de entregar 580 unidades no ano passado. Os números da companhia europeia serão divulgados apenas em 17 de janeiro, mas a marca alcançada pela Boeing torna praticamente certo que a americana irá reconquistar a liderança do setor, ocupada pela rival há décadas.

Incidentes
Em 7 de janeiro, um Dreamliner sem passageiros a bordo pegou fogo no aeroporto internacional de Boston, nos EUA, enquanto estava estacionado em um portão. O fogo, em um avião operado pela Japan Airlines, foi apagado pelo Corpo de Bombeiros local. Não houve feridos. No dia seguinte, um vazamento de combustível obrigou um também da Japan Airlines a cancelar sua decolagem e voltar ao portão de embarque em Boston.No incidente, o avião havia se afastado do portão e se preparava para decolar rumo a Tóquio, quando foi descoberto o vazamento de cerca de 40 galões de combustível. Não houve incêndio nem feridos.

Em 9 de janeiro, a ANA cancelou um voo com o Dreamliner por um amiso de problema no sistema, que não veio a se confirmar. No dia 11, um voo da mesma operadora sofreu atraso depois de vazamento de combustível. No mesmo dia, outro avião da companhia teve o vidro do cockpit trincado. No dia 13, o avião da JAL que teve vazamento de combustível em Boston voltou a ter o mesmo problema.

Na manhã de 16 de janeiro, um 787 da ANA teve de fazer uma aterrissagem de emergência no aeroporto da cidade de Takamatsu, no sul do Japão, após ter sido detectada fumaça na cabine. O avião, que voava com 129 passageiros entre Tóquio e Ube, desviou de rota, aterrissando 35 minutos depois da decolagem. O piloto do voo e as autoridades aeroportuárias confirmaram que os indicadores da cabine detectaram um problema em uma das baterias do avião. Ninguém ficou ferido.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir