Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2013

Aviação argelina ataca sequestradores da al-Qaeda e vários reféns conseguem fugir
A aviação argelina atacou o complexo de extração de gás onde um grupo ligado à al-Qaeda sequestrou mais de uma centena de pessoas. O ataque permitiu a fuga de cerca de 20 reféns, alguns americanos, e deixou dois japoneses feridos.
Aviação argelina ataca sequestradores da al-Qaeda e vários reféns conseguem fugir
Foto: www.jn.pt

Dois helicópteros da aviação argelina atacaram, esta quinta-feira, o complexo internacional de produção de gás na Argélia, onde um grupo radical islâmico ligado à al-Qaeda fez várias dezenas de reféns, na quarta-feira.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", cerca de 20 reféns, entre estes alguns americanos, aproveitaram a confusão gerada pelo ataque, esta quinta-feira, para fugir. Dois japoneses, que estavam sequestrados, ficaram feridos, em circunstâncias por apurar.

O ataque acontece poucas horas depois de se saber que 30 reféns argelinos haviam conseguido fugir, esta manhã, aos sequestradores. "Trinta trabalhadores argelinos conseguiram fugir do campo de gás de Tinguentourine (a 40 quilómetros de In Amenas), onde estavam sequestrados desde quarta-feira por um grupo terrorista armado", indicou uma fonte da prefeitura de Illizi, citada pela agência noticiosa argelina APS.

As instalações, localizadas perto de In Amenas, no centro-leste da Argélia, a cerca de 1300 quilómetros de Argel, são exploradas pelos grupos britânico BP, norueguês Statoil e argelino Sonatrach.

Os sequestradores, membros de um grupo ligado à al-Qaeda, diziam deter entre os reféns cerca de 40 estrangeiros e mais de uma centena de trabalhadores argelinos. Neste momento, cerca de metade terá conseguido fugir, mas é grande a confusão e a contra-informação sobre o assunto.

Passos Coelho oferece ajuda
Numa conferência de Imprensa em Paris, o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, disse que a situação na Argélia monopolizou a conversa com o presidente francês, Francois Hollande, esta quinta-feira de manhã.

Na ocasião, Passos Coelho mostrou disponível para ajudar na resolução da crise. Hollande disse que estava "em contato próximo" com as autoridades argelinas e que estava a fazer os possíveis para que a situação "tivesse o melhor fim possível".

Pouco depois, o Reino Unido também se ofereceu para toda a assistência que a Argélia pudesse precisar.

Fonte: www.jn.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir