Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 17-01-2013

Inundações deixa mortos e 20 mil desabrigados na Indonésia
Chuvas sazonais têm provocado grandes inundações em Jacarta. Água também inundou o palácio presidencial.
Inundações deixa mortos e 20 mil desabrigados na Indonésia
Foto: g1.globo.com

Chuvas sazonais têm provocado grandes inundações na capital da Indonésia e pelo menos 20 mil pessoas precisaram deixar a cidade de Jacarta. A capital estava nesta quinta-feira (17) submersa e o nível da água chegou a ficar na altura da cintura, inclusive nos arredores dos hotéis de luxo, e causou, até o momento, a morte de quatro pessoas.

"Jacarta está inundada", reconheceu o presidente Susilo Bambang Yudhoyono à AFP, com as calças levantadas até os joelhos e os pés afundados na água que invadia o jardim de seu palácio, no Centro da cidade. "Espero que não haja muitas vítimas", declarou Yudhoyono.

Autoridades disseram que o balanço das inundações eleva a quatro o número de mortos, entre eles um bebê que foi arrastado pelas águas, e a 20 mil o número de pessoas que ficaram desabrigadas. Os serviços de resgate ainda não têm o número oficial das vítimas.

A água, que em alguns lugares foi de até 2 metros (6 pés) de altura, também inundou o palácio presidencial da Indonésia, causando o atraso da cerimônia de boas-vindas da visita de Cristina Kirchner, presidente da Argentina. Cristina está no país em visita de Estado com o intutito de promover a cooperação econômica bilateral. Não muito longe dali, a água cercava as embaixadas de França, Alemanha e Reino Unido, os hotéis de luxo e os arranha-céus do bairro financeiro.

Desde o início do dia, milhares de carros estavam presos nas águas, muitos deles abandonados por seus ocupantes. Valentes condutores de "ojek" (moto-táxi) tentavam empurrar seus veículos em meio às ruas inundadas. Nos poucos bairros que permaneciam a salvo de inundações, os congestionamentos se estendiam por quilômetros na capital, que tem 20 milhões de habitantes e onde a circulação em condições normais já é complicada. Toda a cidade estava paralisada e muitos escritórios estavam vazios diante da ausência de seus funcionários.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir