Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-01-2013

Navios oficiais chineses entram em águas disputadas com o Japão
Três navios do governo chinês entraram nas águas territoriais japonesas do arquipélago de Senkaku, um grupo de ilhas reivindicado por Pequim sob o nome de Diaoyu, anunciou a Guarda Costeira japonesa.
Navios oficiais chineses entram em águas disputadas com o Japão
Foto: portuguese.ruvr.ru

Os navios entraram nesta área às 9h locais de sexta-feira (22h no horário de Brasília) e partiram às 13h50 (2h50 do sábado, no horário de Brasília), segundo as autoridades. A mais recente investida chinesa desse tipo data de 7 de janeiro. No dia seguinte, o governo japonês convocou o embaixador chinês pela primeira vez após a posse de Shinzo Abe como primeiro-ministro.

Abe iniciou na quarta-feira um giro pelo sudeste asiático (Vietnã, Tailândia, Indonésia), que deverá ser encurtado devido à crise dos reféns na Argélia, com o objetivo declarado de reforçar os laços com essa região contra o poderoso vizinho chinês. Por sua vez, a secretária de Estado americano, Hillary Clinton, emitiu na sexta-feira uma advertência velada à China sobre seu conflito com Tóquio no Mar da China Oriental. "Nós não queremos ver qualquer ação unilateral que tenha como objetivo minar o governo japonês", declarou, na presença do ministro de exterior japonês, Fumio Kishida.

Hillary também "rejeitou qualquer ação que possa agravar as tensões (...) que prejudicam a paz, a segurança e o crescimento econômico desta região". Pequim envia regularmente navios, e até aviões, aos arredores do arquipélago, desde que Tóquio nacionalizou em setembro do ano passado três das cinco ilhas, comprando de seus proprietários privados japoneses. O conflito se agravou com esta nacionalização, provocando retaliações, principalmente contra empresas japonesas do setor automotivo.

Manifestações anti-japonesas, por vezes violentas, foram registradas em várias cidades chinesas durante uma semana. O governo japonês de Abe, que exclui qualquer negociação sobre a soberania das ilhas, estuda a possibilidade de estabelecer aparatos militares nas proximidades do arquipélago. Pequim anunciou recentemente a intenção de realizar um estudo topográfico da região, dentro do quadro de um programa para cartografar as ilhas e recifes do território chinês.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir