Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-01-2013

Obama: chegou a hora de agir contra a violência com armas
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou neste sábado seu compromisso de iniciar medidas de bom senso para reduzir a violência com armas no país, e pediu ao Congresso que as aprove.
Obama: chegou a hora de agir contra a violência com armas
Foto: noticias.terra.com.br

Em seu discurso semanal de sábado, Obama, que aprovou nesta semana 23 decretos para endurecer o controle sobre as armas, ressaltou que "chegou a hora de agir para combater a violência com armas" nos Estados Unidos.

Obama pediu ao Congresso que aprove leis para realizar um controle universal de antecedentes para qualquer cidadão que compre uma arma, restabelecer a proibição das armas de assalto e limitar os carregadores de munição de alta capacidade. Neste sentido, ele declarou que os rifles de assalto, combinados com carregadores de alta capacidade, têm o único propósito de disparar a maior quantidade de projéteis o mais rápido possível, e por isso essas armas "não podem ter um lugar nas comunidades".

Obama afirmou que se forem aprovadas estas medidas, será possível "respeitar os direitos dos cidadãos sob a Segunda Emenda" - que permite aos americanos portar armas - enquanto "se contribui para impedir que poucos irresponsáveis causem grandes danos". As propostas apresentadas nesta semana foram o resultado das consultas do vice-presidente, Joe Biden, e seu grupo de trabalho com mais de 200 organizações. O debate sobre as armas foi reaberto no país após o massacre de 14 de dezembro em uma escola primária na cidade de Newtown. Na ocasião, um atirador matou mais de 20 pessoas, em sua maioria crianças.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir