Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 24-01-2013

MEC divulga os aprovados para as bolsas de estudo do Prouni
Estudantes t�m at� o dia 31 para apresentar documentos. Sistema registrou recorde de 1,03 milh�o de inscritos para 162 mil bolsas.
MEC divulga os aprovados para as bolsas de estudo do Prouni
Foto: www.diariodolitoral.com.br

O Minist�rio da Educa��o disponibilizou na manh� desta quinta-feira (24) o sistema de consulta dos candidatos pr�-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para saber se obteve uma das 162.329 bolsas de estudos em institui��es particulares de ensino superior, o estudante deve inserir o n�mero de inscri��o e a senha do Exame Nacional de Ensino M�dio (Enem) e digitar os caracteres que aparecem na tela.

O prazo para matr�cula na institui��o de ensino e apresenta��o dos documentos nas institui��es de ensino vai at� o dia 31. Estes documentos devem comprovar as informa��es prestadas na ficha de inscri��o.

Ao receber a documenta��o entregue pelo candidato, a institui��o deve, obrigatoriamente, entregar o Protocolo de Recebimento de Documenta��o do Prouni. Contudo, o candidato deve ficar atento, pois esse procedimento n�o afasta eventual exig�ncia de entrega de documentos adicionais caso seja julgado necess�rio pelo coordenador do Prouni na institui��o.
No dia 8 de fevereiro ser� feita a segunda chamada de pr�-selecionados, com prazo para matr�cula e comprova��o de informa��es at� o dia 19.

Ao fim das duas chamadas, os candidatos n�o pr�-selecionados, ou aqueles que foram pr�-selecionados em cursos sem forma��o de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que ser� usada pelas institui��es participantes do programa para a ocupa��o das bolsas eventualmente ainda n�o ocupadas.

O per�odo para manifesta��o de interesse na lista ir� de 24 a 25 de fevereiro. Ao fim desse prazo, ser�o feitas duas convoca��es dos integrantes. A primeira, em 28 de fevereiro, com prazo para comprova��o de documentos e matr�cula at� 5 de mar�o. A segunda, em 8 de mar�o, com prazo at� o dia 13 de mar�o.

1,03 milh�o de inscritos
O Prouni registrou 1.032.873 inscritos, segundo o Minist�rio da Educa��o. O prazo de inscri��es terminou �s 23h59 de segunda-feira. Como cada candidato teve a oportunidade fazer at� duas op��es curso, o total de inscri��es foi de 2.011.538.

O programa oferece bolsas de estudo em institui��es particulares de ensino superior para estudantes de baixa renda. S�o oferecidas 162.329 bolsas distribu�das em 12.159 cursos de 1.078 institui��es de todo o pa�s. O total de bolsas integrais � de 108.686; o de parciais (50% do valor da mensalidade), 53.643.

S�o Paulo foi o estado com o maior n�mero de inscritos, segundo o MEC: 187.489. Em seguida est�o Minas Gerais (141.839), Rio de Janeiro (75.935), Bahia (71.651) e Rio Grande do Sul (70.855). S�o Paulo � tamb�m a unidade da federa��o que oferece mais bolsas, as institui��es paulistas oferecem 56.289 bolsas, sendo 33.824 integrais e 22.465 parciais (50% da mensalidade). Al�m de S�o Paulo, Minas Gerais, com 17.923 bolsas, e Paran�, com 12.671, s�o os estados com maior oferta (veja quadro abaixo).

O programa � uma alternativa para estudantes de baixa renda que n�o conseguiram ser aprovados para as vagas em institui��es federais de ensino superior pelo Sistema de Sele��o Unificada (Sisu) estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo.

A consulta das vagas pode ser feita por institui��o ou por munic�pio onde o candidato pretende estudar. Para pleitear a bolsa, o aluno precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) de 2012 e ter obtido nota m�nima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na reda��o que n�o tenha sido zero.

De acordo com o edital do Prouni, o estudante pr�-selecionado dever� comparecer � respectiva institui��o de ensino superior para aferi��o das informa��es prestadas em sua ficha de inscri��o e eventual participa��o em processo seletivo pr�prio da institui��o, quando for o caso, nas seguintes datas:
Primeira chamada: 24 a 31 de janeiro
Segunda chamada: 8 a 19 de fevereiro

Nota m�nima no Enem
A principal novidade � a mudan�a da nota m�nima exigida no Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem). Agora, os candidatos devem ter atingido a m�dia geral de 450 pontos no Enem de 2012 para concorrer �s bolsas do Prouni. No ano passado, a exig�ncia era de 400 pontos. Participantes que tiraram nota zero na reda��o tamb�m n�o poder�o participar.

As bolsas ser�o divididas em duas modalidades: integrais e parciais. A integral custeia todo o valor da mensalidade e � destinada a candidatos que tenham renda familiar per capita de at� 1,5 sal�rio m�nimo. J� a parcial custeia 50% da mensalidade e � oferecida a quem possui renda familiar per capita de at� tr�s sal�rios m�nimos.

No ato da inscri��o, os estudantes podiam optar por at� duas op��es de curso de instituti��es de ensino superior conveniadas em todo o pa�s. Os candidatos que obtiveram as maiores notas no Enem ficam com a vaga escolhida na primeira op��o. Quem n�o tiver nota suficiente para o primeiro curso, passa a concorrer ao curso escolhido como segunda op��o.

Podem participar do programa estudantes que fizeram o ensino m�dio integralmente em escola p�blica ou que tenham obtido bolsa integral em institui��es particulares. Os candidatos tamb�m n�o podem ter diploma de ensino superior nem estar cursando uma faculdade p�blica p�blica. Neste caso, se o candidato for aprovado no Prouni, vai ter que optar por uma das duas institui��es.

Pessoas com defici�ncia e professores da rede p�blica de ensino tamb�m podem participar.
Os professores s� podem se inscrever para cursos de licenciatura para forma��o na educa��o b�sica. O site do Prouni traz um "tira-d�vidas" sobre o programa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir