Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-01-2013

Lapid pode se tornar chanceler de Israel
O l�der da segunda maior for�a pol�tica de Israel ap�s as elei��es da �ltima ter�a-feira, Yair Lapid, pode ser o pr�ximo ministro das Rela��es Exteriores do pa�s, informa nesta quinta-feira a imprensa local.
Lapid pode se tornar chanceler de Israel
Foto: noticias.terra.com.br

"O Ministerio das Rela��es Exteriores n�o est� legalmente registrado em meu nome", ironizou hoje o ex-ministro Avigdor Lieberman, que lembrou � r�dio militar israelense de sua inten��o de recuperar o posto do qual renunciou h� um m�s ao ser acusado por fraude e abuso de confian�a.

Fontes do Likud citadas nesta quinta pela r�dio p�blica israelense reconheceram que Lapid receber� a pasta que preferir - entre as de Rela��es Exteriores e Finan�as - em troca do apoio dos 19 deputados de sua legenda, a grande surpresa das elei��es, � perman�ncia de Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro.

Lieberman, n�mero dois da candidatura do partido Likud Beiteinu, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, declarou ontem que o "natural" seria a entrada de Lapid no governo na pasta de Finan�as.

Lapid descartou ontem a proposta da l�der trabalhista Shely Yachimovich de mudar o primeiro-ministro aproveitando o empate em 60 deputados entre o bloco de direita e partidos ultra-ortodoxos e o que engloba as forma��es de centro, esquerda e �rabes, e disse que n�o usaria sua for�a parlamentar para substituir Netanyahu.

Enquanto s�o negociadas as coaliz�es, a imprensa especula um governo sem partidos ultra-ortodoxos formado pelo menos pelo Likud Beiteinu, o partido de Lapid (Yesh Atid) e a ultradireitista Habait Hayehudi (Casa Judia), que juntos teriam 61 deputados, um a mais que a soma das demais legendas.

No entanto, um deputado de Likud afirmou � edi��o de hoje do jornal "Maariv" que o partido ultra-ortodoxo sefardita Shas, com 11 cadeiras, "entrar� a qualquer pre�o" no pr�ximo governo de coaliz�o.

A apura��o total dos votos, que ser� revelada nesta quinta-feira ap�s a inclus�o dos sufr�gios de 240 mil soldados, presos, diplomatas e hospitalizados, aponta uma mudan�a de cadeira.

Ap�s o c�mputo de 70% das denominadas "c�dulas azuis", a ultradireitista Habait Hayehudi obteria um deputado a mais e chegaria a 12, e o partido �rabe Lista �rabe Unida-Ta�al perderia um e ficaria em quatro.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir