Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 24-01-2013

Cuidado com as vendas a prazo e cheques

 Cuidado com as vendas a prazo e cheques
Foto: GOOGLE

No verão, há um grande número de pessoas viajando e passeando, o que ajuda a movimentar o comércio em algumas regiões como o litoral. Nesse momento, a aceitação de cheques e pagamentos a prazo facilita o atendimento a esse público, aumentando as oportunidades de negócios para os comerciantes. Porém, é importante ter cuidados com a segurança nas vendas, visando resultados positivos para a loja e prevenindo problemas de inadimplência, cheques sem fundo, entre outros.

Se não adotar medidas preventivas, são maiores as chances de transtornos com a falta de pagamentos pelos consumidores. A solução para o lojista oferecer crédito seguro está no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que tem um dos mais completos bancos de dados do país. Para ter mais tranquilidade nas vendas a prazo e com cheques, os comerciantes devem consultar esse banco, que está disponível em qualquer lugar, dia, horário e mês.

O SPC tem mais de 130 milhões de cadastros de pessoas físicas e 16 milhões de pessoas jurídicas com informações atualizadas e disponíveis para os comerciantes. Através do SPC, o comerciante pesquisa a situação dos consumidores, se eles têm restrições como dívidas vencidas, protestos por falta de pagamento, ações judiciais, cheques sem fundo ou outros registros negativos.

Esse serviço está disponível para os comerciantes associados às CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas). Aproveite esta oportunidade, procure a CDL de sua região, filie-se a ela e desfrute das vantagens como SPC, capacitações, orientações jurídicas, defesa dos interesses do setor comercial, entre outros.

O momento é de planejar

Enquanto dezembro é um mês de euforia nas vendas no comércio para o Natal e o Ano Novo, janeiro é um período de avaliar os resultados do ano anterior e de planejar as ações do ano que está começando. Com base nos resultados alcançados, é feito o planejamento, definindo metas, despesas, receitas, necessidades de melhorias e investimentos.

Com o planejamento, o comerciante tem mais segurança na gestão e na tomada de decisões, reduzindo os riscos de maus negócios e aumentando as chances de sucesso. Seja de qualquer tamanho, a empresa fica mais eficiente com uma visão geral do negócio e das ações e necessidades. O comerciante define o seu público, os tipos e as quantidades de produtos, as compras e os estoques, os fornecedores, os preços, os custos, a equipe, entre outros indicadores.

Em resumo, planejar significa prever o objetivo que o empresário almeja e as ações para alcançá-lo. Quem não tem experiência com o assunto pode busca entidades de apoio, fazer cursos, assistir palestras ou recorrer a uma consultoria.

Dicas de planejamento:

- O planejamento básico prevê compra, venda, estoque, custo e resultado, além da redução de despesas e aumento na receita.

- Define o tipo e a quantidade de mercadorias necessárias ao alcance dos objetivos, evitando o encalhe e o prejuízo com estoque parado.

- Antes de planejar, liste os pontos fortes e os que precisam ser melhorados. A partir dessa análise, aponte as necessidades de mudanças e o que deve ser mantido.

- Acompanhe o cumprimento do planejamento, observando as metas, o giro das mercadorias e os resultados.


    Fonte: CDL de Itapemirim e Marataízes
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir